Você sabe o que é fanfarrista?

É no período das comemorações pelo 7 de setembro – Independência do Brasil, que os fanfarristas ganham destaque. Se você não sabe o que é, mas lembrou da célebre frase do Capitão Nascimento – “Você é um fanfarrão”, queremos dizer que são duas coisas bem diferentes. Fanfarrista é o músico que faz parte de uma banda de fanfarra e aqui em Paragominas temos muitos desses profissionais.

E hoje, 23, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer (SECULT), reuniu vários fanfarristas e diretores de escola para falar sobre o 4º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Paragominas, que pretende reunir cerca de 25 bandas. Segundo Aparecida Luciano, no concurso do ano passado, participaram 22 bandas, sendo 12 de Paragominas e 10 de outros municípios. “O objetivo do concurso é estimular o gosto pela música, bem como incentivar a organização de Fanfarras e Bandas, promovendo o congraçamento de escolas e estudantes através de uma competição sadia”, afirma a Secretária.

Durante a reunião, muito se falou sobre estrutura e a organização do evento. E quem acompanhava atento às discussões era o Prefeito Paulo Tocantins, que ouviu algumas sugestões dos fanfarristas e dos diretores de escola. “As fanfarras fazem parte da cultura da cidade. Mas, mais que estimular a competição sadia, com o concurso, a Prefeitura quer levar mais oportunidades para esse jovem, inseri-lo no mundo da música, tirando-o da ociosidade e dando mais cidadania a ele. Este ano, a Prefeitura aumentou um pouquinho a premiação porque entendemos que é um estímulo e um reconhecimento”, disse Tocantins.

E quem confirma o que o Prefeito diz é o Presidente da Associação dos Instrumentistas de Paragominas, Arlindo Filho. Segundo ele, a faixa etária de jovens que estão na fanfarra é de 14 a 22 anos e a fanfarra já tirou muitos da marginalidade. “Acredito que a música é um meio de transformação social, onde oportuniza o jovem a ter um futuro melhor. Em Paragominas, reconhecemos o empenho da gestão em promover o concurso e de apoiar as mais diversas manifestações culturais da cidade”, fala Arlindo.

Para a Diretora da Escola Municipal Luiz Guilherme, Maria Lúcia, a música dá disciplina para quem a pratica. “Podemos ver até no desempenho escolar e no comportamento dentro da sala de aula. As crianças e os jovens que estão na fanfarra, por exemplo, demonstram maior capacidade de atenção e melhoram as notas na escola”, releva a Diretora.

O 4º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Paragominas será realizado no dia 9 de setembro, a partir das 18h, no Anfiteatro da Praça Célio Miranda. Serão cinco categorias, sendo que apenas cinco bandas concorrem por categoria. São elas: percussão, fanfarras simples, bandas marciais, bandas musicais e bandas show. Totalizando a participação de até 25 bandas.

Serviço: 4º Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras de Paragominas, dia 9 de setembro, a partir das 18h, no Anfiteatro da Praça Célio Miranda.