Novas tecnologias a serviço da educação

Que o mundo mudou, todo mundo sabe. Que a educação mudou, idem. As novas ferramentas tecnológicas estão à disposição para tornar o aprendizado mais fácil e interativo. E é essa a proposta da plataforma "Mentes Notáveis", para o ensino de Paragominas e Região, que foi apresentada hoje, no auditório Ipê, do Hotel Regente.

Estiveram presentes, além do Prefeito Paulo Tocantins, a Secretária de Educação de Paragominas, Mozimeire Costa e profissionais de educação dos municípios de Paragominas, Santarém Novo, Ulianópolis, Dom Eliseu, Castanhal, Ipixuna e Santa Luzia do Pará. O intuito é mostrar a esses profissionais como funciona a ferramenta e como ela pode ajudar no processo ensino-aprendizagem, melhorando o rendimento escolar dos alunos da rede pública.

A Secretária de Educação, Mozimeire Costa, explicou que a plataforma pode ser adotada pela Rede Municipal como uma ferramenta para atender alunos das zonas rural e indígena, primeiramente. "Nas zonas rural e indígena, temos salas multiseriadas e vejo que essa tecnologia pode ser usada pelo professor para desenvolver o aprendizado do aluno de forma individualizada", explica.

Segundo Fábio Costa, da empresa Maqmóveis, desenvolvedora da plataforma, o objetivo é conectar os alunos e disponibilizar um ensino paralelo, um suporte ao aprendizado tradicional. “É uma grande rede social customizada, onde a criança aprende brincando, os conteúdos do programa de ensino”, afirma. Costa conta que 40 municípios brasileiros já contam com o suporte do “Mentes Notáveis”. “O retorno dos alunos é o melhor possível. A aprendizagem ficou mais interessante, o que prende a atenção do aluno”, explica. A plataforma funciona tanto online, como offline.

“Mentes Notáveis”

É um projeto de ensino digital complementar para crianças e jovens em idade escolar (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II), que tem como propósito enriquecer o aprendizado e preparar seus alunos para desafios atuais e futuros, desenvolvendo suas habilidades linguísticas e lógico-matemáticas, incluindo ainda a promoção de valores como ética, cidadania e meio ambiente.

Mais informações: http://mentesnotaveis.com.br/publica/