3ª edição da Agroshow destaca potencialidades do Agronegócio em Paragominas

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de maio, a área de experimento, Silo Coopernorte – Cooperativa Agroindustrial Paragominense, recebe a 3ª edição da Agroshow, evento que vem trazendo uma proposta diferenciada de agronegócio para os produtores. Com o objetivo de atingir grandes números voltados para a agropecuária, apicultura, piscicultura, entre outros, a Agroshow busca fazer o papel de mediador entre o produtor e o comerciante, a fim de fortalecer este vínculo para uma produção de sucesso.

Sendo uma iniciativa da Coopernorte, este ano o evento vai contar com a presença de 70 expositores, entre eles grandes empresas regionais, multinacionais, sindicatos, associações e cooperativas de todo o Estado, onde a meta principal é alcançar o marco de 100 milhões de reais em negócios. 

Nesta edição, a Prefeitura de Paragominas estará presente entre os expositores, com uma estrutura arrojada que levará novidades para os participantes da feira. Com um estande próprio, exibirá as potencialidades do agronegócio na cidade e fará apresentações de painéis e cases de sucesso. A ideia é fomentar o setor agropecuário em Paragominas atraindo investidores de todo o Brasil, mostrando a estrutura do município para receber esses produtores e suas famílias, apresentando estudos geográficos, cenários para o futuro, entre outros.

Durante a feira, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, concederá à prefeitura de Paragominas a delegação para licenciamento do porto para escoamento da produção. No evento também serão entregues licenças ambientais para produtores que desejam expandir o seu negócio de forma legalizada.

E em um momento especial, a prefeitura estará validando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de diversas propriedades do município. Segundo o prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins, esta é uma ocasião muito aguardada pelos produtores já que o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. “Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR tem a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. Regulariza a situação dos moradores da zona rural e é pré-requisito para acessar crédito e participar de programas de regularização ambiental”, afirma.

Entre as atrações da Agroshow, estão confirmadas palestras de alguns dos especialistas no ramo do agronegócio, como Miguel Daoud, Leandro Preuss e Dirceu Gassen. Outro ponto importante desta 3ª edição, é a responsabilidade social, já que no dia 19, último dia de exposição, com apoio dos participantes, a cooperativa fará uma grande doação de alimentos não perecíveis destinada ao lar de idosos de Paragominas. Segundo a diretoria da Coopernorte, essas são algumas das estratégias traçadas para que o evento se consolide e se torne o maior da região Norte, entrando assim de vez no calendário nacional.

Com o decorrer de suas edições, a Agroshow vem trazendo ao público inovação e incentivando o agronegócio de forma exponencial. Todos os investimentos da Coopernorte são voltados para que o evento venha movimentar o âmbito das produções rurais e agrícolas, permitindo aos expositores uma estrutura de qualidade para atender os clientes, sem contar na fomentação do poder do agronegócio na região.

Programação de painéis

17/05, às 16h (quinta) - Cenários, tendências e desafios do Agronegócio em Paragominas: Agricultura, Pecuária, Aquicultura, Apicultura e Floresta.

Abordagem: Análise da situação do agronegócio, potencialidades e perspectivas nas diversas atividades rurais desenvolvidas em Paragominas.

Palestrante: Paulo Tocantins, Prefeito de Paragominas

18/05, às 10h (sexta) – Agronegócio em desenvolvimento, cenários para o futuro.

Abordagem: Desafios e alternativas para garantir do desenvolvimento do setor.

Palestrante: Breno Colonelli, Secretário Municipal de Agricultura.

18/05, às 16h (sexta) – Apresentação da Cidade. Infraestrutura urbana e geográfica.

Abordagem: Demonstração da infraestrutura urbana nos setores de educação, saúde, lazer, entre outros. Apresentação dos elementos geográficos clima e solo.

Palestrante: Felipe Zagalo, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

19/05, às 9h (sábado) – Cerimônia de delegação de competências para a Secretaria de Meio Ambiente, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente

19/05, às 9h30 (sábado) - Cerimônia de entrega de licenças ambientais.

19/05, às 10h (sábado) - Cerimônia de assinatura de cooperação técnica do módulo de validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).