Proprietários das barragens serão responsabilizados

Após uma forte chuva que aconteceu na madrugada de quinta-feira (12) em Paragominas, casas foram atingidas pelas águas em 14 bairros e mais de 300 famílias tiveram perdas, inclusive com duas vítimas fatais. Em apenas duas horas choveu 156mm na cidade. 

Após sobrevoo pela cidade para verificação dos danos causados, foram detectados rompimentos de barragens no entorno da cidade. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paragominas já está com as equipes in loco, próximo as nascentes dos rios Uraim e rio Paragominas, fazendo o levantamento de quantas propriedades tiveram o rompimento de barragens, para com isso já autuar e aplicar multa aos proprietários. 

Diante da situação, a prefeitura de Paragominas também entrará com uma ação no Ministério Público para que as medidas legais e cabíveis sejam aplicadas. 

Já foram disponibilizados pontos para doação de material e alimento, além de locais para as pessoas desabrigadas. Os pontos de abrigo na cidade são: Escola Maria da Silva Nunes, Escola Salmonozor Brasil, Escola Reginaldo Souza Lima, Escola Amilcar B. Tocantins, Escola Sonia M Terzella, CRAS Camboatã, Ginásio de Esportes, Arena Verde e Creche Ítalo Garcia (residencial Morada do Sol). 

Os materiais de maior necessidade no momento para doação são roupa de cama, toalha, colchões e redes, kit de higiene pessoal e água. Quem quiser doar e/ou se voluntariar para ajudar, podem procurar os seguintes locais: Centro de Convivência Socorro Gabriel (Secretaria de Assistência Social), Escola Sônia Terzella, Escola Irmã Maria Angélica Dantas, Escola Amador Peres, Escola Professor Raimundo Laureano da Silva Souza, CRAS Morada do Sol (Casequinha), CRAS Jaderlândia e CRAS Camboatã.