Vamos vacinar crianças e adolescentes?

Confesse aí, você já esqueceu de vacinar seu filho ou filha numa campanha de vacinação... pois é, isso acontece e para que as crianças e adolescentes fiquem protegidos a vacina é muito importante para a saúde de cada um deles. 

Por isso o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Paragominas em conjunto com o Departamento de Imunização da SESPA e Ministério da Saúde realiza a partir de hoje (11) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e vai até o dia 22 de setembro. 

Se você tem dúvida, fique tranquilo iremos te ajudar com aquelas perguntas que todo mundo quer fazer. 

- Por que é tão importante vacinar?

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Tem também vários fatores como:

  • Redução dos números de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade, uma vez que a transmissão é diminuída;
  • Diminuição do número de hospitalizações;
  • Redução de gastos com medicamentos;
  • Redução da mortalidade;
  • Erradicação de doenças. 

- As vacinas realmente podem erradicar doenças?

Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população estará protegida. 

- Qual o objetivo desta campanha?

É a oportunidade de oferecer as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação. 

- Quais vacinas estarão disponíveis?

Vacinas disponíveis para crianças menores de 7 anos são: BCG, Hepatite B, VIP, VOP, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A.

Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são: Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada e varicela.

Para meninas de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias e para meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias estará disponível a vacina HPV

- Quem pode se vacinar?

Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) que estiver sem alguma das 19 vacinas da campanha. Ou seja, atualizar as vacinas das crianças e adolescentes que por algum motivo não foram a uma unidade de saúde se imunizar. 

- O que é preciso levar para vacinação?

É muito fácil, é só levar a carteira de vacinação até um posto de saúde da cidade ou do campo. 

- Quando começará a vacinação?

A partir do dia 11 de setembro até o dia 22 do mesmo mês, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h em todas as salas de vacina da zona urbana e rural. 

- Mas eu trabalho durante a semana, como faço para levar meu filho (a)?

Dia 16 de setembro, será o dia “D” de Mobilização em todas as nossas Unidades de Saúde de Paragominas e na Colônia do Uraim das 8h às 17h. 

- Moro no campo e distante da unidade de saúde, como faço?

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Paragominas terá nesse período uma equipe itinerante levando a vacina para área rural, nas colônias que ficam distante de uma unidade de saúde para garantir a continuidade do esquema vacinal.