Vacinação é muito importante para saúde

Você sabia que o Brasil possui um dos mais completos programas de vacinação do mundo e contempla as mais fundamentais vacinas? 

Pois é, que as vacinas são importantes, todos nós já estamos carecas de saber. Mas apenas quem já levou uma criança para ser vacinada sabe quão complicado pode ser o momento. E não há Zé Gotinha que consiga fazer o momento ser mais tranquilo! Este é um assunto bastante importante, principalmente, tendo em vista alguns movimentos “anti-vacina” que têm surgido no Brasil e no mundo. É uma questão de dever que envolve a saúde e o bem-estar dos pequenos. A não vacinação não representa risco apenas para a criança, mas para todas as outras pessoas com quem ela tenha contato.  

A vacina é o medicamento que tem o objetivo, justamente, de impedir que você tenha determinada doença. Elas criam uma reação no sistema imunológico, estimulando a produção dos anticorpos e tornando o corpo imune àquela doença. A sua importância surge a partir da constatação de que é muito mais fácil e barato evitar a doença do que se submeter a ela e fazer qualquer tipo de tratamento. 

Não só as crianças precisam de vacina, mas todos nós ao longo da vida precisamos ficar atentos a todas essas vacinas de acordo com a idade.