Prefeitura de Paragominas, através da Sems, divulga dados da Atenção Básica no município em 2018

Sendo a porta de entrada do sistema de saúde municipal, a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), visa fazer a triagem dos pacientes para que se encaminhem para os especialistas de acordo com a demanda.
Por isso, todos os anos são realizados diversos atendimentos dentro do âmbito da Atenção Básica em prol de cuidar dos paragominenses e encaminhar cada cidadão para o serviço específico, fazendo com que os casos sejam solucionados mais rapidamente e direcionadas para cada especialidade. 
“A Prefeitura, através da Sems, é uma parte importantíssima da nossa gestão, pois é o cuidado direto com a nossa gente, então estamos sempre investindo para melhor atender todos os nossos pacientes da rede municipal. A parte da Atenção Básica é primordial pois é o primeiro contato entre a saúde e o indivíduo, dessa forma podemos organizar o fluxo de serviço da rede, e atender com eficácia cada demanda”, disse o Prefeito Paulo Tocantins. 
E o trabalho da Atenção Básica começa principalmente pelos seus Agentes Comunitários de Saúde (AC’s), que somente em 2018, fizeram o total de 209.469 visitas para fazer a triagem de cada demanda, realizando assim 77.861 consultas médicas ao longo de todo o ano. 
“Esse é um número expressivo, onde o AC’s faz a captação de todo o dado do paciente, e a partir daí designa para as especialidades competentes. É a nossa porta de entrada, aquele que faz o primeiro contato para solucionar a demanda”, falou o Prefeito.
Com o passar dos anos o número de atendimentos da Atenção Básica só cresce, e em 2018, essa estimativa chegou ao total de 453.469 atendimentos gerais, entre eles procedimentos odontológicos, consultas médicas e de enfermeiros, vistas de AC’s, etc