Coleta seletiva promovida pela Prefeitura, através da Semur, sofre alterações no serviço de recolhimento 

Visando melhorar e facilitar a coleta nos bairros, bem como atender o aumento da demanda de famílias que aderiram ao programa de coleta seletiva proposto pela Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), houve uma alteração na forma que é feito o recolhimento, transformando-se no chamado “Coleta porta a porta”, onde os cooperados percorrem a pé as ruas, fazendo a coleta seletiva das residências que estão cadastradas. 
“Com essa modificação na coleta seletiva muitas pessoas passaram a aderir ao sistema mesmo não estando cadastradas, já que os horários e dias de coletas são fixos e assim é possível que o morador possa se programar durante a semana, fazendo a separação do lixo seco e despachar esse lixo seletivo no dia e horário correto”, disse o Prefeito Paulo Tocantins. 
O programa de coleta seletiva tem sido um sucesso, onde em 2018, 370 toneladas de lixo reciclável foram coletados, separados, prensados e comercializados. Sem contar que este trabalho é fundamental na vida de associações de catadores de lixo que sobrevivem desta atividade para o sustento de suas famílias, onde atualmente a equipe é composta por 28 catadores que desenvolvem o trabalho com o apoio de dois caminhões para a coleta. 
“O principal objetivo aqui é garantir que o serviço sirva como fonte de renda para os cooperados e suas famílias, através da venda dos produtos coletados de forma reciclável”, falou o Prefeito. 
Aos interessados que ainda não fazem parte do esquema da coleta seletiva, basta que se dirijam até a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur), e assinar o termo de compromisso à adesão ao sistema, dessa forma a coleta será regular em sua residência.  
 
Acompanhe a programação da coleta seletiva dos bairros: 
Segunda-feira:
Pela manhã coleta seletiva nos bairros: Flamboyant, morada dos ventos, condomínio alto do lago. Pela tarde: centro, módulo II, promissão I e Guanabara.
Terça-feira: 
Pela manhã coleta seletiva nos bairros: Camboatã I e II, Angelim, Parque das Américas. 
Pela tarde: Praça Célio Miranda, Jaderlândia, PET, Nova Conquista.
Quarta-feira:
Pela manhã coleta seletiva nos bairros: Helena Coutinho, Parque IV, Laércio Cabelini. 
Pela Tarde: Buriti I e II, Promissão II. 
Quinta-feira: 
Pela manhã nos bairros: Camboatã II, Angelin,  Urain II e II. 
Pela tarde:  Olga Moreira, Promissão I e III, Guanabara.
Sexta-feira: 
Pela manhã nos bairros: Flamboyant, cidade nova, JK I e II. 
Pela tarde: Jardim Atlântico, Jardim Bela vista, Morada dos ventos e Guanabara. 
E para o Centro, mercado e pontos comerciais a coleta ocorre diariamente de segunda a sábado.