SANEPAR - Agência de Saneamento de Paragominas

Sobre a Secretaria

O município que cuida tão bem da floresta, também destina atenção especial para a água. Por isso, desde 2009, após uma audiência pública para tratar do tema com a população, Paragominas reassumiu a concessão de abastecimento de água da cidade, com a criação da Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar). No dia 09 de setembro de 2009, o órgão iniciou a operação da Estação de Tratamento de Água Uraim (ETA-Uraim), com capacidade de produzir 180 litros por segundo, construída a partir de uma parceria com a Vale.

Desde então, Paragominas avançou consideravelmente no setor de saneamento, aumentando sua área de atendimento à população. Em menos de cinco anos, o município saltou de 6 mil residências atendidas, para 20 mil, triplicando o fornecimento, com investimentos na expansão de rede, que em 2005 somava apenas 60 km e agora já contabiliza mais 190 km em toda área urbana da cidade.

Superintendente – Herenildo Maciel

Herenildo Aguiar Maciel graduou-se em engenharia ambiental pela Universidade do Estado do Pará. É Especialista em Gestão de Recursos Hídricos Pela Universidade Federal do Pará. Em 2009, foi nomeado para o cargo de Superintendente Operacional da Agência de Saneamento de Paragominas com a tarefa de dar inicio à operação da ETA-Uraim, além de conduzir a ampliação do abastecimento em toda a cidade. Em Junho de 2013 o Engenheiro assumiu a Superintendência Geral da Autarquia, substituindo o Dr. Francisco Antônio da Silva.

Informações

  • Herenildo Maciel
  • (91) 3729-8018
  • Rua Ilhéus, nº 678, Cidade Nova
ABRIR ORGANOGRAMA