Além do sabor: Dedicação e técnica são os temperos da merenda escolar municipal mais premiada do Brasil

0

Risoto de frango, vatapá, iogurte, açaí, cachorro quente, saladas e frutas estão na lista dos “lanches” mais apreciados pelas crianças da educação básica de Paragominas, um dos municípios mais agraciados do Brasil, com o Prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, com 10 títulos consecutivos. Este mês aproximadamente 100 merendeiras de escolas municipais das zonas urbana e rural, participam de mais um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Paragominas, por meio do Departamento de Merenda Escolar.

As primeiras turmas da zona urbana receberam aperfeiçoamento nos dias 10 e 11 de março. A próxima turma será nos dias 17 e 18. Já nos dias 31 de março e 01 de abril, é a vez dos servidores da zona rural. A formação é voltada para a microbiologia dos alimentos, ministrado pelo SEBRAE e visa o controle sobre requisitos na categorização dos alimentos. Os participantes terão também a oportunidade de conhecer formas mais seguras de preparar os alimentos.

Ma​s quem conhece a merenda municipal sabe que não é apenas sabor que confere os títulos ao município, e sim a qualidade dos alimentos, o cuidado com a manipulação e a capacitação das merendeiras. Essa realidade é fruto do compromisso da Prefeitura Municipal com a saúde e a educação.

Ser merendeira no município é motivo de orgulho para servidores como Maria do Socorro Sá, 59 anos. Há 16 anos na função, Socorro afirma que se sente muito feliz quando os pequenos elogiam o cardápio e pedem para repetir o lanche escolar. “Sou apaixonada pelo que faço e fico muito feliz quando antes de entrar na sala, os alunos me perguntam: tia, o que vai ter hoje? (risos) É sinal de que gostam do nosso trabalho, feito com muito cuidado e carinho”, explica Maria.

Ainda segundo Maria, estes cursos representam muito mais que qualificação aos servidores é também uma forma de valorização. “Participamos constantemente de cursos maravilhosos, e nos sentimos valorizadas. São conhecimentos que levaremos para a vida toda. Eu já tinha uma noção de cozinha, mas foram durante os cursos que aprendi sobre organização, limpeza e higiene dos alimentos. Quando o assunto é alimentação saudável para crianças, o cuidado é redobrado, por isso nos dedicamos ao máximo”, explica a servidora municipal.

Segundo a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar de Paragominas, Galbani Cardoso, desde 2004, pelo menos duas vezes por ano, ocorrem estes treinamentos. “As qualificações são destinadas para servidores da zona rural quanto urbana e vão além da manipulação de alimentos. Trabalhamos também com autoestima deles, segurança no trabalho, postura corporal na atividade e etc. Enxergamos a importância desse profissional como um todo”, explica Galbaní.

Outro detalhe importante no processo é a renovação da carteira de manipulador. “Além dos cursos, a Prefeitura realiza anualmente a carteira de manipulador de alimentos, emitidas por meio das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária após uma bateria de exames que incluem exames de saúde dos servidores”, explica a coordenadora do Departamento de Alimentação.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade