IPTU: Imposto é revertido em benefícios para a população!

Normalmente as pessoas se questionam no que diz respeito à destinação dos recursos arrecadados com o Imposto Predial e Territorial Urbano, o chamado IPTU. Esse tributo fiscal, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, tem como princípio a obtenção de recursos financeiros para a aplicação na saúde pública, iluminação, limpeza e obras de urbanismo, a exemplo dos serviços de drenagem, recapeamento e drenagem na cidade e interior, entre outros benefícios voltados à comunidade.

A prefeitura municipal de Paragominas tem como uma de suas linhas de atuação governamental, a campanha do IPTU premiado. Este ano de 2022, a campanha teve seu desfecho com a entrega de prêmios no dia 10 de fevereiro.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. Lucídio Paes, da vice prefeita, irmã Vera Lúcia, secretários municipais e a participação maciça de membros da comunidade.

Você sabe quais os benefícios de quem paga em dia o IPTU?

Geração de empregos.

De acordo com a constituição federal parte do valor arrecadado do IPTU vai para obras de infraestrutura e pavimentação. Logo, gera empregos e melhoria para a cidade e a sua locomoção.

Mais de 25% do valor arrecadado com IPTU vai para educação

Desde creches a universidades: 25% do que a prefeitura arrecada do imposto é para melhoria na educação. Tanto na disponibilidade de vagas quanto na melhoria interna do ambiente estudantil.

Boa parte do valor do IPTU vai para a sua saúde e da sua família.

Cerca de 15% do montante recolhido com o IPTU é destinado para a saúde em hospitais e concessão de medicamentos na rede pública.

Se a quitação do IPTU está em dia: fica mais fácil fazer inventário

O que acontece se não pagar IPTU?

Inadimplência nunca é bom para ninguém. Para a prefeitura, isso significa menos dinheiro em caixa, o que se transforma em menos repasse para áreas da saúde, educação, transporte e infraestrutura. Quem não pagar o IPTU entrará em dívida ativa com o município.

Pagar em dia o IPTU também é um ato de cidadania e de respeito a gestão pública, é uma forma de colaborar de forma direta para o desenvolvimento da cidade.

Em Paragominas, quem paga o IPTU em dia ganha desconto de até 40% na cota Única.

TEXTO: ASCOM