PARAGOMINAS: Água para todos, todos com água de qualidade”

Em nenhum outro lugar ela é tão farta, tirando as geleiras, um quinto de toda a água doce do mundo está na Amazônia, mas que isso, em baixo da terra existem lagos gigantes chamados de aquíferos. A água é o bem maior da humanidade, uma necessidade vital para os seres humanos.
Preservar, gerenciar e cuidar a água do município de Paragominas é a missão da Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) que é responsável pelo abastecimento público de água e pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto, além da difusão de técnicas de educação e conscientização ambiental.

Em março, a Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Saneamento (Sanepar) e parceiros, realizou o projeto “Nascente Uraim: o futuro é agora” que teve como principal objetivo a sensibilização da sociedade civil Paragominense, instituições, empresas, autoridades das mais variadas esferas e os produtores rurais, proprietários das áreas onde localizam-se as nascentes do Rio Uraim.

A Superintendente Geral da Agência de Saneamento de Paragominas, (SANEPAR) Rosilene Gomes Costa, também reforçou a necessidade de preservação de nossas águas e da união de todos para que o futuro comece agora.
“Nós precisamos preservar nossas águas e o que a gente precisa também é estudar qual a segurança hídrica de nosso município. O futuro de nossas águas depende da união de todos”.

O Prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, na ocasião ressaltou a importância de se preservar, não somente o rio Uraim, mas a tudo que for possível para termos um futuro melhor em todos os sentidos.
“A natureza nos proporcionou aqui em Paragominas, uma bacia hidrográfica belíssima, mas tudo nessa vida precisa de cuidados e esse projeto é mais do que podemos ver, pois se queremos um futuro com água de qualidade e em abundância, precisamos começar fazendo unindo forças. Essa luta não é só de Paragominas, é uma causa global” , enfatizou Lucídio Paes.

QUALIDADE DA ÁGUA PARAGOMINAS/ SANEPAR

A Agência de Saneamento de Paragominas possui sistema de tratamento que abastece as residências do município a partir da captação de água do Rio Uraim. Hoje, a Sanepar capta, trata e distribui 15 milhões de litros de água por dia, atendendo a 55% da população urbana, o que em breve passará a ser 30 milhões de litros de água por dia, com a obra de ampliação do sistema de abastecimento do município; atualmente, os demais 40% são abastecidos por água proveniente de poços.

Independente da fonte de captação, a água é submetida a um rígido controle de dosagem de produtos químicos e ao monitoramento constante para atender aos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Reportagem: Storni Jr. (ASCOM)
Fonte: Sanepar