Evento reuniu profissionais e estudantes para debater temas essenciais da enfermagem, promovendo atualização técnica, ética profissional e fortalecimento da assistência à população.
O Teatro Reinaldo Castanheira foi palco, nos dias 18 e 19 de junho, da
XI Semana da Enfermagem de Paragominas, um dos mais importantes encontros voltados à valorização e qualificação dos profissionais da área da saúde.
O evento reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais profissionais da saúde para dois dias de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da enfermagem no município e em toda a região.
Atualização profissional e fortalecimento da assistência
Com uma programação diversificada e cuidadosamente planejada, a XI Semana da Enfermagem proporcionou momentos de reflexão, atualização profissional e integração entre os participantes.
O tema central desta edição, “Técnica, ética e política: pilares inegociáveis do cuidado da enfermagem”, norteou as discussões e destacou a importância do compromisso profissional na promoção de uma assistência cada vez mais humanizada, segura e qualificada.
Cuidar de quem cuida
Além dos debates sobre a atuação da enfermagem, o evento abordou temas relevantes para o cotidiano dos profissionais, como inteligência financeira e equilíbrio emocional no ambiente de trabalho, reforçando a necessidade de cuidar também da saúde mental e do bem-estar daqueles que atuam diariamente na linha de frente dos serviços de saúde.
Boas práticas e promoção da saúde
A programação também trouxe importantes discussões sobre boas práticas assistenciais e promoção da saúde, com destaque para o acompanhamento do pré-natal, puerpério e cuidados na primeira infância, áreas fundamentais para a garantia da saúde materno-infantil e para o desenvolvimento saudável das futuras gerações.
Compromisso com a qualificação dos profissionais
A realização da Semana da Enfermagem reafirma o compromisso da Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com a capacitação contínua dos profissionais e a busca permanente pela excelência no atendimento oferecido à população.
A Prefeitura de Paragominas agradece ao Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), à equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a todos os profissionais, estudantes e participantes que contribuíram para o sucesso da XI Semana da Enfermagem.
A união de esforços demonstra que o futuro da enfermagem é construído por meio da dedicação, do conhecimento e das parcerias que fortalecem a saúde pública e garantem uma assistência cada vez mais qualificada à população.




