Saia da Informalidade

SAIA DA INFORMALIDADE
Registre sua empresa e confira as vantagens de se tornar um Micro Empreendedor Individual
Micro Empreendedor Individual – MEI – Tendo como pré-requisito o faturamento limitado a R$ 60 mil por ano ou, proporcionalmente, R$ 5 mil por mês, o MEI atualmente é considerado como um verdadeiro marco no Brasil, possibilitando que um número significativo de negócios que, antes atuavam na informalidade se legalizassem sem muita burocracia uma vez que, como qualquer empresa, sendo MEI é possível que a empresa tenha seu número de registro de CNPJ e emita nota fiscal pelo serviço prestado/produto vendido.

Nem todos os tipos de empresas podem optar pelo MEI, pois existem atividades que até então não estão enquadradas como tal, assim como o MEI não pode ter sócio, pois prevê a existência de um único proprietário.

Para alguns tipos de empreendimento esse formato foge do ideal, pois dá um caráter muito pessoal para o negócio, sem considerar a responsabilidade direta que o dono tem com qualquer operação realizada pela empresa.

Documentos necessários:
Para fazer a inscrição como MEI é necessário apresentar originais dos seguintes documentos:

Carne de IPTU do local onde irá exercer a atividade
CIC, RG, Título de Eleitor;
Comprovante de Residência no nome do requerente;
Deverá também apresentar recibo de Imposto de Renda de Pessoa
Física atual, se declarar;
Email para contato;
Para ponto fixo deverá informar a metragem do local onde irá exercer a atividade;
Cuidado com sites que prometem inscrever o contribuinte como MEI e na verdade são armadilhas para buscar dados pessoais. O único site correto para a inscrição é www.portaldoempreendedor.gov.br

Consulte o Manual do Manual do Processo Eletrônico de Inscrição do MEI: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

Acessibilidade