Famílias abrem mão do Bolsa Família

0

As desistências ocorreram de forma voluntária, pois as famílias ultrapassaram a renda máxima de R$ 140 por pessoa
Em menos de um mês, duas famílias no Pará desistiram do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Ambas as desistência ocorreram no município de Paragominas, na região Nordeste do Estado, e foram feitas de forma voluntária, pois as famílias afirmam que ultrapassaram a renda mensal máxima de R$77 por pessoa.

Rutilene de Sousa dos Santos foi uma das pessoas que abriram mão do benefício. Ela dependia da verba para complementar a renda da família, pois estava desempregada e o marido também não tinha emprego fixo, vivendo dos “bicos” que fazia como pedreiro. Mas, no começo do mês, veio a boa notícia, Rutilene conseguiu um trabalho formal como empregada doméstica, com direito a carteira assinada e um salário mínimo todo mês na conta.

A família dos Santos superou a renda mínima exigida pelo programa e, agora, consegue viver do próprio trabalho. Desde 2003, ano de lançamento do programa, cerca de dois milhões de famílias já deixaram a ajuda do governo. Atualmente, 14 milhões de famílias têm a renda complementada pelo Bolsa Família, só no Pará, são mais de 880 mil.

Roberta Ferreira Gonçalves era uma das paraenses que faziam parte do programa de transferência de renda. Após anos recebendo o benefício e com a ajuda dele, ela viu a sua vida financeira melhorar e pôde, de forma voluntária, abrir mão do recurso. Ela entendeu que, mesmo ainda precisando do benefício, outras pessoas passam por uma situação financeira muito pior e resolveu dar lugar a outra família.

O secretário de Assistência Social de Paragominas, Raphael Vale, comemora a desistência, pois, para ele, mostra que está havendo um movimento de melhoria na qualidade de vida da população. “Quando uma pessoa abre mão de um programa social como esse, de transferência de renda, ela diz de forma bem clara: minha vida melhorou. E isso é uma vitória não só para a pessoa ou família, mas para todos os agentes que participam dessa cadeia. Afinal, esse é o papel da administração pública, garantir que os seus cidadãos tenham acesso a uma vida digna. Mantemos em Paragominas um amplo programa social, que vai de isenção na tarifa de energia elétrica a programas de capacitação profissional, totalmente em consonância aos programas federais”, explica.

No intuito de fomentar a superação da pobreza e independência financeira das famílias, a Secretaria Municipal de Assistência Social possibilita oficinas de capacitação profissionais conforme as demandas identificadas pela economia local. E, um importante parceiro nesse sentido é o Sistema Nacional de Emprego (SINE/Paragominas) que identifica as demandas das empresas, o perfil das ofertas de emprego e, repassa a necessidade à Secretaria de Assistência que por sua vez, oferece oficinas e cursos baseados nesta demanda de mercado.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade