Paragominas contra o Aedes

Jardim Atlântico recebe mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue nesta sexta, 04

Paragominas segue com um dos menores índices de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Pará, mas não é à toa. Nas últimas semanas, Prefeitura e população estiveram mais unidas com o objetivo de eliminar o foco de reprodução do transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Foram dois mutirões pelos bairros da cidade que mobilizaram centenas de pessoas e nesta sexta-feira, 04, ocorrerá o terceiro mutirão, no bairro Jardim Atlântico.

Assim como nos outros mutirões, a ação desta sexta-feira inicia a partir das 8h recolhendo lixo, objetos e recipientes que acumulam água, possíveis focos de reprodução do mosquito. Além de panfletos e orientações a Prefeitura está disponibilizando caçamba e outros maquinários para recolher entulhos.

O diretor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), Raimundo Martins, destaca que no último levantamento sobre as ocorrências de doenças transmitidas pelo Aedes, produzido recentemente, os números se mantiveram bem abaixo da média de outras regiões. “Os números são bons, mas não podemos negligenciar a saúde e sem dúvida a população é uma grande colaboradora neste processo de prevenção e combate ao Aedes”, destaca o diretor de Endemias do município.

Prevenção – Além da coleta de lixo e orientação aos moradores, as ações também estão envolvendo escolas municipais de Paragominas, com atividades pedagógicas sobre o assunto. A ideia é promover o diálogo entre os alunos e conhecedores do tema, a fim de orientar e falar sobre contribuição da sociedade para esta causa.