Paragominas: Transtorno de aprendizagem é tema de formação de professores

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Secretaria de Educação do município investe em cursos para melhorar aprendizagem na rede pública

Neurodiversidade e aprendizagem serão os principais assuntos abordados no primeiro curso de formação para professores, coordenado pelo Instituto ABCD e promovido pela Prefeitura de Paragominas por meio da Secretaria de Educação do município, de 23 a 27 de fevereiro. Realizado pela primeira vez na região, o Programa Todos Aprendem visa ampliar o olhar do professor acerca dos diferentes perfis de aprendizagem.

274 professores do 1º ao 5º ano participarão do primeiro módulo do programa, que irá fornecer estratégias de estimulação e acompanhamento que possam atender as necessidades dos alunos. O objetivo é contribuir para que os professores possam alcançar a todos os alunos em sala de aula, usando os princípios da neurociência aplicada à aprendizagem.

A formação será dividida em cinco módulos diferentes e apresenta temáticas importantes como transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia e discalculia, estratégias para desenvolver a leitura, escrita e interpretação dos alunos, entre outros assuntos.

Segundo a coordenadora da Semec, Marlene de Lima, as expectativas para o curso são positivas, visto que a procura dos professores foi bem expressiva. “É algo diferente para todos nós, pois pouco se fala sobre aspectos como a neurociência e a educação, por exemplo. Os professores estão muito motivados a aprender e aplicar o conhecimento em sala de aula”, ressalta.

Programa Todos Aprendem – O curso foi criado em 2012 pelo Instituto ABCD, uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que desenvolve ações e projetos para gerar impacto positivo na vida de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem. O programa tem como objetivo aumentar a capacidade de municípios e/ou escolas e promover a identificação precoce das dificuldades e transtornos de aprendizagem.

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