Rota da Leitura muda a rotina dos usuários de ônibus de Paragominas

Desde novembro, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, desenvolve o Projeto “Rota da Leitura”, onde agentes de cultura do município e da biblioteca pública municipal recitam os mais diversos textos literários nos ônibus que fazem linha dentro da cidade. As atividades recomeçaram em março e todas as segundas e quartas-feiras, os passageiros tem um encontro com a literatura nacional, internacional e regional.

Segundo a Secretária de Cultura, Aparecida Luciano, o projeto tem como objetivo incentivar o hábito da leitura no transporte coletivo urbano, divulgando os escritores de renome internacional e nacional. “Sobretudo os autores paragominenses e tornando a viagem de ônibus mais aprazível”, afirma Aparecida.

O Projeto conta com a parceria da empresa Transportes Caliman, que disponibiliza alguns coletivos da zona urbana para a realização das atividades que acontecem às segundas e quartas-feiras, no período da manhã (9h às 12h) e da tarde (15h às 18h), atendendo, por enquanto as linhas urbanas das Promissões, Jaderlândia e Nagibão.

Uma equipe formada por funcionários da Biblioteca Pública Municipal e agentes de cultura da SECULT recitam aos usuários dos ônibus, diversos poemas de escritores renomados como Cora Coralina, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, entre outros, além de priorizar as poesias dos escritores paragominenses publicadas no livro “Gotas Literárias”.