Prefeitura de Paragominas garante assistência farmacêutica à população

A distribuição de medicamentos específicos complementa o atendimento médico e garante saúde e economia à população

Com 53 anos, o autônomo Herbert Meismer Gomes é portador de diabetes tipo 1, doença do sistema imunológico que ocorre quando a produção de insulina é insuficiente, devido à perda de capacidade do pâncreas em produzi-la. O tratamento é à base de remédios caros e que impactam diretamente no orçamento familiar. Hebert é apenas um das centenas de pessoas beneficiadas com programa da Prefeitura de Paragominas que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribui medicamentos gratuitos para portadores de doenças crônicas.

Diagnosticado com diabetes há 17 anos, Herbert calcula que economiza cerca de 400 reais com os dois tipos de insulina e os demais itens para quem possui a doença, como seringas e tiras de teste. Segundo ele, a qualidade de vida melhorou de forma significativa com o acompanhamento ofertado pela Prefeitura. “É claro que também me preocupo com a minha saúde e tenho alguns cuidados. Caminho quase todos os dias e tenho uma alimentação regrada, mas com a medicação tive vantagens tanto com a saúde quanto com o aspecto financeiro”, aponta.

Ainda no primeiro mês de vida, o pequeno Pietro foi diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca, doença mais conhecida como APLV. Após diversas complicações, a mãe Danielly Fernandes, aconselhada pela gastropediatra do filho, recorreu à Prefeitura a fim de obter a fórmula para o tratamento de Pietro. Ela relembra as dificuldades que passou durante o período de nascimento.

“Toda vez que ele tomava leite materno, ele ficava irritado e vomitava uma substância transparente, como muco. Depois de um tempo, as fezes começaram a apresentar sangue”. Durante seis meses, Danielly seguiu uma dieta radical que eliminava todos os alimentos que continham leite para que o filho pudesse mamar. “Fiquei muito fraca com a dieta, pois havia muitas restrições, foi aí que a médica receitou a fórmula, para que pudesse suprir o leite materno”, explica.

A fórmula infantil que Pietro necessita é chamada Pregomin Pepti e foi desenvolvida exclusivamente para lactentes e de seguimento para lactantes, com uso a partir dos seis meses de vida, sendo destinada para portadores de alergias às proteínas do leite de vaca e/ou da soja. O filho de Danielly consome a fórmula três vezes por dia, o que resultaria, segundo ela, em um gasto mensal de aproximadamente R$ 1.000,00.

“Seria muito difícil arcar com essa despesa financeira, então esse atendimento está sendo muito bom não só para mim, mas principalmente para o meu filho. Sem o tratamento adequado, essa doença pode dificultar o crescimento e desenvolvimento dele”, comenta.

Danielly também elogia o serviço da Prefeitura e ressalta que não enfrenta problemas com a falta do produto. “Todo mês eu vou buscar a fórmula e não tem falta. A entrega tem data e horário certo e isso tem facilitado bastante a minha vida e do meu filho”, conclui.

De acordo com a responsável pela Assistência Farmacêutica Básica de Paragominas, Nathália Mourão, desde a Portaria 1.555/93 do Ministério da Saúde foi publicada, a Prefeitura de Paragominas garante tanto a distribuição gratuita de medicamentos como insumos para a saúde básica.

Para receber medicação gratuita pela prefeitura, Nathália explica que o cidadão deve ter sido encaminhado pelo médico e comparecer até a Secretaria Municipal de Saúde com a cópia do laudo médico e receita, Registro Geral (RG), cartão do SUS e comprovante de residência. “O benefício se estende a todos os moradores do Município e se o paciente for menor de idade, nós também solicitamos o RG do responsável”, pontua.

Zona Rural

O atendimento básico à saúde não se limita a zona urbana do município. Para atender a população carente da zona rural de Paragominas, na próxima quinta-feira, 12, uma equipe técnica e multidisciplinar de saúde, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos visitam a zona rural do município. O atendimento vai beneficiar moradores do km 204 e Piriá, com consultas médicas e distribuição de medicamentos.