Paragominas ganha o Selo Unicef Município Aprovado, edição 2013-2016

A cidade ganha reconhecimento pelas ações desenvolvidas em prol de crianças e adolescentes

Por Taís Sousa

“Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida”

O trecho do poema de Ruth Rocha, “O Direito das Crianças” se encaixa perfeitamente na missão que Paragominas abraçou há quase 20 anos. As cinco últimas gestões se destacaram regional e nacionalmente pelas ações desenvolvidas em prol da criança e do adolescente. Mais uma vez, a cidade é reconhecida por cuidar e proteger meninos e meninas, desta vez ficando entre as 10 melhores no Selo Unicef Município Aprovado, edição 2013-2016, sendo esta premiação inédita para o município.

O reconhecimento é pela gestão e o conjunto de ações desenvolvidas ao longo dos 4 anos do primeiro mandato de Paulo Tocantins (2013-2016). Para conquistar o Selo, o gestor deveria aderir à iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta. Os municípios vencedores pontuaram em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Paragominas mereceu destaque pelas ações integradas entre as secretarias, nas áreas da saúde, assistência social, educação, esporte, lazer e cidadania, educação.

Nessa segunda edição, a Amazônia contou com 611 municípios inscritos oriundos dos seus nove estados e 191 municípios que serão reconhecidos por terem melhorado seus indicadores, realizado ações estratégicas orientadas por resultado para as crianças e promovido atividades de participação social no seu município com a participação de crianças e adolescentes.

Segundo a Secretária de Assistência Social de Paragominas, Tânia Cardoso, o Selo é um reconhecimento pelas políticas públicas adotadas pela gestão de Paulo Tocantins, voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Ficamos entre os 10 municípios que mais se destacaram para a melhoria dos indicadores, que contribuíram para a qualidade de vida de nossas crianças e jovens”, conta a Secretária.

Para participar desta avaliação e conquistar o Selo, a Prefeitura de Paragominas se inscreveu e se submeteu as avaliações dos indicativos exigidos pela Unicef. Foi formada a Comissão Intersetorial para o Trabalho dos Indicadores do Selo e com isso, mapeado as áreas mais frágeis e as mais fortes dentro do que o programa exigia. “E assim, com um trabalho detalhado, fomos vencendo os indicadores mais delicados, como a taxa de mortalidade infantil, o percentual de nascidos vivos, a distorção série/idade e hoje, recebemos a certificação”, comemora Tânia.

Para o Prefeito Paulo Tocantins, o Selo Unicef, assim como a premiação “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq, reconhecem o trabalho de um municípios, que possui instituições sólidas e que trabalham com seriedade em prol da juventude e da infância de Paragominas. Ainda de acordo com Tocantins, as gestões precisam ver esse público como prioritário de fato, promovendo programas e projetos que confiram mais qualidade de vida e oportunidades. “Paragominas fez e faz o seu dever de casa e cumpre as metas estabelecidas. Mas, mais do que isto, dá a prova que nossa prioridade são as nossas crianças e adolescentes, uma vez que conseguimos reconhecer os erros e transformá-los em acertos e, é essa vontade de fazer o melhor é que nos move e que no faz conquistar reconhecimentos de instituições renomadas, como a Unicef”, conclui Tocantins.

A premiação “Selo Unicef Município Aprovado, edição 2013-2016”, será realizada em Belém, no Palácio dos Despachos, no dia 30 de novembro, a partir das 17h.