Biblioteca Pública de Paragominas faz aniversário

As comemorações pelo 37º aniversário da Biblioteca Pública de Paragominas “Welton Marques Gonzaga” estão a todo vapor. Hoje, dia 20, as apresentações seguem na Escola Municipal Marly Pereira, nos dois turnos – manhã e tarde. As crianças vão poder se divertir com o espetáculo “A Galinha Ruiva”, encenado pelos alunos atendidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

Dia 24, segunda-feira, será a vez do Educandário Menino de Deus I e no dia 26, a Escola Bem-Te-Vi recebe a programação itinerante, com a apresentação da peça infantil “O Rato”. Para a Secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Aparecida Luciano, comemorar os 37 anos da Biblioteca é reconhecer a grande importância que ela tem para a formação de cidadãos, estimulando a leitura e a descoberta de novos horizontes. “A leitura nos leva a lugares insondáveis, proporciona novas perspectivas de vida e também nos faz sonhar. Aqui em Paragominas, as ações para o fomento da leitura não param e podemos constatar isso nas ações das secretarias”, afirma Aparecida que, além de Secretária é Professora de Língua Portuguesa.

“Selecionamos várias instituições, como escolas, creches e abrigo de idosos levando música, teatro e recitais, apresentações de balé e de dança da terceira idade, enfim, todos os projetos desenvolvidos dentro do Espaço Cultural de Paragominas”, conta a Secretária.

Naiane Nahum é enfermeira e coordena o abrigo de idosos “Casa São Vicente de Paulo”, um dos locais que receberam as apresentações culturais. Para ela, ações como esta são importantes na vida das pessoas que moram por lá, pois trazem mais alegria, quebrando a rotina. Hoje, a Casa abriga 23 idosos, destes 20 são homens e 3 mulheres. “São pessoas que precisam muito da nossa atenção, já que a família não os procura. Somos uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e ligados ao Abrigo João de Deus, em Belém”, explica a Coordenadora.

Quem quiser e puder ajudar a Casa São Vicente de Paulo, basta fazer uma visita à instituição, que fica no bairro Jardim Atlântico, em frente à praça, levando um dos itens abaixo:

– Leite Desnatado e integral;

– Massa para Mingau;

– Torrada integral;

– Polpas de Frutas;

– Fraldas descartáveis (M, G e GG);

– Creme de Pele;

– Desodorante;

– Perfumes;

– E muito amor ao próximo!

Presente

A Biblioteca Pública de Paragominas “Welton Marques Gonzaga”, que completa 37 anos esta semana, recebeu um presente mais que especial: foi contemplada pelo edital “Biblioteca Viva”, da Fundação Cultural do Pará. A Secult concorreu apresentando um projeto que foi aprovado com mais 7 municípios do estado. A seleção é voltada para as bibliotecas municipais que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. No total, oito espaços foram contemplados e vão receber um infocentro e uma brinquedoteca. A inclusão digital também vai atingir pessoas com deficiência visual e baixa visão, por meio do software “DosVox”, que permite a verbalização dos conteúdo exibido.

Funcionamento

A Biblioteca Pública de Paragominas “Welton Marques Gonzaga” funciona de segunda a quinta, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Às sextas, fecha às 17h. Está de portas abertas para receber grupos de alunos de escolas da cidade, públicas ou particulares, basta fazer o agendamento prévio. Possui um salão de pesquisa, que é onde o leitor pode ler um livro ou fazer um trabalho escolar. Além disso, dispõe de computadores para pesquisas online. As crianças contam com um espaço especial, que é a sala de leitura infantil.