Prefeitura promove curso de panificação artesanal

Para a dona de casa, Maria Cintia de 25 anos, o curso de panificação é uma oportunidade para ter uma renda extra. “Quero aprender para fazer em casa e quem sabe para vender e ter uma fonte de renda”.

Pensando nisso, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveram esta semana um curso de panificação para as famílias usuárias da política de assistência social. A ideia é incentivar e mobilizar essas pessoas a novas possibilidades de trabalho.

“Eu já trabalho na área, vim para me aperfeiçoar, a ideia é aprender novas técnicas e já adianto que estou construindo a minha panificadora, um ponto lá em casa mesmo e será a realização de um sonho” diz Valdeni Silva de 44 anos. Todo mundo sabe que cursos como este são extremamente importantes porque trabalham com a população de baixa renda, promovendo a qualificação profissional e geração de renda. As pessoas podem fazer os pães para sua própria família ou para vender.

A instrutora do curso Ingrid Leão explica que a técnica usada neste curso é de panificação artesanal, mostrando o processamento básico de receitas sem aditivos químicos e que pode ser preparada em casa. “A turma vai aprender a produzir pães caseiros, pães verdadeiramente integrais, massas modernas de pastel assado e frito, massas para coxinha que não precisa ir ao fogo, além de conhecer receitas de pudim e bolos em geral.” Diz Ingrid Leão.