Confesse aí, você já esqueceu de vacinar seu filho ou filha numa campanha de vacinação… pois é, isso acontece e para que as crianças e adolescentes fiquem protegidos a vacina é muito importante para a saúde de cada um deles.
Por isso o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Paragominas em conjunto com o Departamento de Imunização da SESPA e Ministério da Saúde realiza a partir de hoje (11) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e vai até o dia 22 de setembro.
Se você tem dúvida, fique tranquilo iremos te ajudar com aquelas perguntas que todo mundo quer fazer.
– Por que é tão importante vacinar?
A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Tem também vários fatores como:
- Redução dos números de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade, uma vez que a transmissão é diminuída;
- Diminuição do número de hospitalizações;
- Redução de gastos com medicamentos;
- Redução da mortalidade;
- Erradicação de doenças.
– As vacinas realmente podem erradicar doenças?
Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população estará protegida.
– Qual o objetivo desta campanha?
É a oportunidade de oferecer as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação.
– Quais vacinas estarão disponíveis?
Vacinas disponíveis para crianças menores de 7 anos são: BCG, Hepatite B, VIP, VOP, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A.
Vacinas disponíveis para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos são: Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada e varicela.
Para meninas de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias e para meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias estará disponível a vacina HPV
– Quem pode se vacinar?
Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) que estiver sem alguma das 19 vacinas da campanha. Ou seja, atualizar as vacinas das crianças e adolescentes que por algum motivo não foram a uma unidade de saúde se imunizar.
– O que é preciso levar para vacinação?
É muito fácil, é só levar a carteira de vacinação até um posto de saúde da cidade ou do campo.
– Quando começará a vacinação?
A partir do dia 11 de setembro até o dia 22 do mesmo mês, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h em todas as salas de vacina da zona urbana e rural.
– Mas eu trabalho durante a semana, como faço para levar meu filho (a)?
Dia 16 de setembro, será o dia “D” de Mobilização em todas as nossas Unidades de Saúde de Paragominas e na Colônia do Uraim das 8h às 17h.
– Moro no campo e distante da unidade de saúde, como faço?
O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Paragominas terá nesse período uma equipe itinerante levando a vacina para área rural, nas colônias que ficam distante de uma unidade de saúde para garantir a continuidade do esquema vacinal.