Paragominas presente no Encontro Estadual Atores de Desenvolvimento do Maranhão 2018

Nos últimos dias o Prefeito Paulo Tocantins esteve em São Luís, a convite do Sebrae, para participar do Encontro Estadual Atores de Desenvolvimento do Maranhão 2018. O evento aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, tendo como público alvo agentes de desenvolvimentos, prefeitos, secretários, entre outros.

O encontro teve como principal objetivo capacitar os gestores a fim de que ficassem munidos de informações para levar até os empreendedores locais de cada cidade, esclarecendo principalmente a respeito da compra e venda para instituições governamentais.

O Prefeito Paulo destacou principalmente a importância de modelos de empreendedorismo de sucesso que sejam levados até outras cidades e que assim se tornem exemplo para os gestores de outros municípios, “o objetivo é difundir as boas práticas, e principalmente para que novos gestores comecem a se familiarizar com essas práticas e apliquem nos seus municípios se ainda não é feito, essa questão do empreendedorismo, fomentar o produtor rural, fomentar os pequenos negócios porque tem uma importância muito grande”, disse.

O evento que discutiu sobre os novos eixos estratégicos para o desenvolvimento local, procurou mostrar a realidade de cada município da região maranhense em sua rotina diária. A programação contou com três palestras, quatro oficinas e composição de uma mesa redonda.

Nas oficinas direcionadas especificamente para os prefeitos de cada cidade foi apresentada a gestão municipal como principal vetor de fomentação ao empreendedorismo local, como cases de sucesso servindo de exemplos de gerência municipal com projetos premiados e serviços direcionados para micro e pequenas empresas de ramos diferenciados.

Paragominas, exemplo de valorização do empreendedorismo, principalmente com o auxílio do Sebrae Região Capim, apresentou no evento o seu manejo em ministrar os pequenos produtores, como enfatiza o prefeito “levamos um pouco da nossa experiência, da nossa prática que a gente já adquiriu há alguns anos para socializar isso com outros prefeitos, outros gestores municipais, para que eles possam dentro dos seus municípios, dentro das suas realidades e dentro da realidade da economia, procurar desenvolver e incentivar a prática e produção do pequeno empreendedor”.

O Prefeito Paulo Tocantins palestrou no evento principalmente a respeito da desburocratização e simplificação dos mecanismos que envolvem a legalização do micro e pequeno empreendedor, e também sobre o modelo de valorização ao pequeno produtor, levando em consideração a agricultura familiar, bastante forte no município.

Esse foi mais um passo dado por Paragominas no reconhecimento do âmbito nacional como cidade modelo, e exemplo de empreendedorismo, desburocratização e valorização do pequeno dentro do município. “Além de socializar e dividir nossa experiência também aprendi, vi outras experiência lá do estado do maranhão e conheci outras experiências exitosas de outros municípios”, falou o Prefeito.