Famílias são atendidas diretamente pelo poder municipal após as enchentes

A Prefeitura Municipal de Paragominas, através da Secretaria de Municipal Assistência Social (SEMAS), vem desenvolvendo trabalhos a fim de auxiliar e apoiar as vítimas que, por conta da enchente, perderam documentação, bens materiais, entre outros, na madrugada do dia 12.

As ações do poder municipal vêm no sentido de reintegrar as famílias atingidas para que a rotina volte ao normal para os desabrigados. As atuações foram planejadas e executadas ao longo destes 8 dias após as enchentes, entre elas a emissão de documentos em vários pontos da cidade, o recebimento e distribuição de doações.

Rosiane Ferreira, moradora da rua Rio Branco, no bairro Laércio Cabeline, teve sua casa alagada, a mesma foi atendida diretamente pela SEMAS, e contou como este auxílio está sendo de suma importância neste momento, “o atendimento foi muito bom, eles anotaram tudo o que perdemos e fizeram o nosso cadastro. Isso é muito importante para nos ajudar a recuperar nossas coisas”.

Rosiane faz parte das famílias que precisaram ser relocadas, já que sua moradia encontra-se em um local de extremo risco. A moradora contou que o poder municipal tem visitado todos os dias o bairro para olhar as condições do local, e que já marcaram sua mudança, evitando assim o risco de desabamento.

Outras famílias precisaram sair de imediato de suas residências, como foi o caso da dona Maria Amélia Oliveira que foi encaminhada até o abrigo que está funcionando no Sítio Rainha da Paz, a mesma que trabalha na cozinha para contribuir com a alimentação das famílias, falou sobre o recebimento de alimentos no local, “recebemos todo o material, não está faltando, recebemos ontem 16 frangos que dividimos 8 para o almoço e 8 para o jantar”, disse.

Dona Maria Amélia também destacou sobre o atendimento diário feito no abrigo, onde, segundo ela, está sendo visitado todos os dias por uma equipe da assistência social que procura recolher os dados dos moradores para fazer o cadastro necessário de perda de móveis ou documentos, “todos os dias a equipe vem no local, quando não vem a tarde, vem de manhã. É muito bom eles estarem presentes, garantem a nossa segurança”.

Todos órgãos municipais vêm se mobilizando para realizar o atendimento em tempo hábil de todos os paragominenses afetados com a enchente, trabalho esse que continua a ser fundamental, para que assim as famílias se ergam após o ocorrido.