Semas lança campanha de combate à violência ao idoso

O mês de junho é marcado como o mês do combate à violência ao idoso, e por isso, a Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), desenvolveu a campanha Junho Violeta, a fim de conscientizar a população e garantir a segurança da pessoa idosa.

De acordo com Nina, técnica de referência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o principal objetivo da campanha é fazer o idoso falar caso esteja sofrendo algum tipo de agressão, e também assegurar-lhes o seu direito diante da sociedade, “sabemos que eles sofrem violência física, financeira, emocional, entre outras, mas a pior de todas, é o abandono, e por isso a campanha vem para que eles aprendam a sinalizar caso isso ocorra com eles. Queremos que eles tenham consciência da importância deles na sociedade”, disse.

Durante este mês da campanha, diversas ações foram pensadas para a população idosa, principalmente no quesito da valorização durante a terceira idade, como enfatiza a professora Nina, “esta é uma semana de referência à valorização do idoso, porque nas últimas décadas percebeu-se que a expectativa de vida do idoso vem aumentando, e por isso desenvolvemos várias atividades, pois elas melhoram na qualidade de vida do idoso”.

A Semas vem sempre trabalhando diretamente na saúde e qualidade de vida do idoso, onde o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolve atividades especiais para atender as necessidades do público da terceira idade, como danças, caminhadas, palestras, entre outros.