Prefeitura de Paragominas em parceria com a Susipe inaugura nova unidade prisional

Paragominas ganha mais um avanço no quesito segurança e qualidade no sistema prisional local, isto porque a Prefeitura em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) realizou uma obra para as novas instalações do Centro de Recuperação Regional de Paragominas (CRRP).
Na tarde desta segunda-feira (23), o Prefeito Paulo Tocantins esteve visitando o local juntamente com uma equipe de profissionais voltados para o atendimento dentro do presídio. “Foi construída essa nova unidade dentro de padrões nacionais, na qualidade da obra, mas também em termos de segurança o que vai conferir uma maior segurança aos internos que estão aqui em Paragominas e também para os agentes prisionais e para a toda equipe que trabalha no cuidado com os internos”, afirmou o Prefeito.

Com novas instalações, seguindo padrões modernos como selas com mais resistência, o novo local vai trazer melhores condições para os internos e também para os funcionários, como enfatiza o diretor do CRRP, Coronel Puty, “é um presídio no modelo do departamento nacional penitenciário, com 308 vagas, que vai melhorar o sistema, tirar daquele que estava semi interditado pela justiça e aqui temos condições melhores. O sistema é moderno, não tem o contato do interno com o agente penitenciário”, falou.

Outra novidade na obra é o novo centro de atenção básica prisional instalado no prédio, onde os presos poderão receber todo o tipo de tratamento dentro das condições do regime prisional. “Há quase um ano começou essas conversas para a gente poder implantar aqui no nosso presídio a atenção básica de saúde prisional, então hoje nós viemos fazer a primeira visita técnica de implantação do sistema”, disse o secretário municipal de saúde, Flávio Garajau.

E para esta nova ala do local, uma equipe da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), veio até Paragomnas vistoriar o ambiente a fim de logo implantar o que é necessário na nova unidade, como enfatizou a diretora de políticas de atenção integral a saúde da Sespa, Socorro bandeira, “viemos verificar tudo o que já está pronto para a gente fazer a solicitação da habilitação da equipe de unidade básica prisional pelo ministério da saúde. Quando inaugurar vamos cadastrar a equipe para essa habilitação ser realmente concretizada”, explicou.

Assim que for inaugurado o novo prédio do CRRP, o antigo que atualmente funciona bem ao lado irá ser desativado como presídio e funcionará apenas como centro de triagem. “A gente espera que essa nova obra venha melhorar mais ainda a situação e que venha lógico tratar também os internos de uma forma melhor”, finalizou o Prefeito.