Níveis de chuvas estão maiores que os de anos anteriores em Paragominas

Com o decorrer dos anos e das modificações no modo de viver, diversas mudanças climáticas vêm sendo observadas em algumas localidades. Entre elas estão as chuvas em Paragominas que atualmente estão caindo com mais força em um menor espaço de tempo.

Afim de tentar solucionar a questão dos alagamentos no município, a Prefeitura de Paragominas, realizou estudos que apontam que neste ano o inverno sofreu uma mudança onde a mesma quantidade de água que antes caia por horas, hoje cai em um curto espaço de tempo, elevando assim a potencialidade da chuva.

“Quando as chuvas caem de forma desordenada, e muita água em pouco tempo, isso acaba por sobrecarregar o sistema de drenagem da cidade, fato esse que está acontecendo com frequência em Paragominas”, disse o Prefeito Paulo Tocantins.

Além disso, um conjunto de fatores estão contribuindo para os alagamentos no município, e a Prefeitura, a fim de procurar mecanismos que diminuam os danos, acabou por se deparar com diversas implicações que possam contribuir para a dificuldade no escoamento da água.
Foram observadas algumas ocupações irregulares em locais impróprios, com risco de desabamento, bem como aterros e construções que bloqueiam o fluxo contínuo da água, fazendo com que a mesma sobre passe do nível considerado normal.

“Ao analisar todo o conjunto de possíveis problemas na cidade, encontramos aterros que estão obstruindo as beiras de rio, diminuindo assim as bacias de contenção que serviam para escoar as águas das chuvas”, frisou o Prefeito.

A Prefeitura está realizando diversos trabalhos para minimizar os impactos, como a drenagem, recolhimento de entulho, e também fazendo a notificação dos responsáveis pelas obras impróprias, visando assim um meio de corrigir tais desvios.

“Estamos, inclusive, pensando em um trabalho preventivo, onde iremos baixar o Lago Verde em pelo menos um metro para se tornar uma bacia de contensão das águas que saem das nascentes dos rios. Iremos também fazer a reabertura do canal do rio Paragominas, desde a sua foz, até nas imediações do Lago, para liberar o fluxo de água do rio, fazendo com que o escoamento seja mais rápido”, destacou o Prefeito Paulo.