Prefeitura de Paragominas é convidada a visitar as instalações da empresa Hydro

Na última quarta-feira (6), a empresa Norsk Hydro convidou alguns membros da Prefeitura de Paragominas para visitar suas instalações bem como a área de suas barragens, sendo esta uma maneira de apresentar como o serviço está sendo desenvolvido, sem que ofereça algum risco para o município.

Durante a visita, foi mostrado aos presentes diversos mecanismos de trabalho desenvolvidos pela Hydro, bem como o rejeito presente no local, sendo composto por um mineral conhecido como sílica que não apresenta risco algum de contaminação e nem causa danos à saúde ou ao meio ambiente.

“Ver como o trabalho é feito, e poder acompanhar de perto toda a estrutura do local, é uma forma que nos tranquiliza em ver como está a situação de grandes empresas como a Hydro, que prontamente nos convidou a conhecer suas instalações”, disse a vice-prefeita Mozimeire Costa.

O trabalho realizado pela empresa é feito de forma segura e dentro das normas previstas pela lei, onde os rejeitos são depositados em bacias de contenção, sem o acúmulo de água ou formação de lama, sendo tão solidificado que é possível até mesmo caminhar sobre o mesmo, sem oferecer risco algum.

Constantemente a Prefeitura faz a fiscalização do local, através da sua Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (Semma), já que esta é uma preocupação genuína da gestão, afim de garantir a segurança da população bem como do meio ambiente.

“Vimos que as barragens de rejeitos de alumínio da Hydro estão devidamente autorizadas pela Agência Nacional de Mineração, estando de acordo com as normas técnicas tanto nacionais quanto internacionais”, falou o secretário da Semma, Felipe Zagalo.

As barragens continuam a serem monitoradas durante todos os períodos do ano, principalmente no inverno, devido às fortes chuvas, “estamos sempre verificando e fiscalizando o local, bem como os próprios técnicos da Hydro que já fazem esse acompanhamento diariamente, e também a nossa Prefeitura em conjunto com auditorias externas e outros órgãos governamentais”, disse o Prefeito Paulo Tocantins