Hydro abre novamente suas portas para receber a Defesa Civil em conjunto com a Semas

Novamente a Norsk Hydro se dispôs a apresentar o seu funcionamento na prática, e dessa vez a empresa convidou membros da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Defesa Civil para conhecer as dependências do local, bem como sua barragem.

A equipe foi conduzida a percorrer diversas partes da Hydro, assim como o ambiente dos rejeitos, e pôde observar sobre os estudos da planta local, e todo o cuidado de monitorando da empresa em relação a barragem.
“Nós observamos que todo o cuidado tem sido tomado, desde a planta da barragem, aos sistemas de monitoramento, bem como os equipamentos utilizados que são todos atualizados, e também toda a equipe técnica que faz o monitoramento necessário”, afirmou a secretária municipal de assistência social, Tania Cristina.

Outra parte apresentada durante à visita foi o plano de contingência proposto pela Hydro, assim como sua carta de risco que a empresa já tem. Também foi acordado que servidores da empresa irão participar de reuniões com a Defesa Civil, e Semas, para debater sobre todo o monitoramento do local, e bem como do seu plano de contingencia elaborado pela empresa.
Além disso, foi sugerida uma visita às dependências da Hydro e sua barragem, aos presidentes de bairros de Paragominas, e representantes das comunidades rurais, com o objetivo que os mesmos pudessem ver na prática como está o processo de despejo dos rejeitos, fazendo com que a comunidade se sinta inteirada da situação.

“Já estamos com uma parceria entre Prefeitura, através da Semas, com a Defesa Civil e Hydro, para organizar essa ida da população à empresa, dessa forma a sociedade pode se tranquilizar e se integrar do que está acontecendo à sua volta, principalmente no caso da barragem da empresa”, disse o Prefeito Paulo Tocantins.