De 11 a 22 de abril, Paragominas realiza a Semana da Saúde Visual, uma iniciativa da ONG B’ Nai Shalom Mashiach (BSM), que conta com os apoios da Prefeitura de Paragominas e Projeto Juquinha e vai oferecer atendimentos oftalmológicos gratuito para toda a população. O serviço está sendo oferecido em horário comercial, no prédio do Projeto Juquinha.
A ação consiste em realizar atendimentos itinerantes de serviços de oftalmologia. O atendimento é feito por médicos especialistas e incluem palestras, consultas e exames oftalmológicos simples e complexos como: retinografia, mapeamento de retina, exame do fundo do olho, glaucoma e etc. As ações são voltadas, principalmente, para populações carentes das regiões Norte e Nordeste do Brasil, que não têm acesso a exames específicos da saúde visual.
De acordo com o coordenador de triagem do projeto, Felipe Oliveira, a expectativa é atender aproximadamente 3.000 pessoas. “Na primeira semana, o projeto funcionará com a parte da triagem, que funciona como cadastro e encaminhamento de casos. A partir do dia 18, chegarão os médicos e uma equipe de saúde especializada, além dos equipamentos para a realização dos exames mais complexos”, destaca Felipe.
Laboratório Social
Para quem receber a recomendação médica de usar óculos ou fazer outros tipos de tratamentos oftalmológicos com medicação, por exemplo, a organização explica que será disponibilizado, junto com a caravana itinerante, um laboratório social que trabalha com tratamentos a custos acessíveis para a população. “Dentro do projeto temos o laboratório social, que funciona com tarifas acessíveis para os procedimentos, porém a população tem a liberdade de seguir com o tratamento no lugar que achar mais confortável. A vantagem é que as pessoas já vão sair com seu diagnóstico e isso deve facilitar bastante”, explica o coordenador.