Você sabe o que é Plano Plurianual do município?

Se você ainda não conhece o Plano Plurianual ou, para os íntimos, “PPA”, a chance de conhecê-lo é nesta segunda-feira, 28, às 8h, no Teatro Reinaldo Castanheira. Este documento estabelece diretrizes para o desenvolvimento do município, construído com a participação da população, previsto no Art. 165 da Constituição Federal.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Antônio Maria Barbosa, o PPA é um dos instrumentos que norteiam o desenvolvimento dos municípios. Ele relembra que para a elaboração do compêndio a participação popular é indispensável. “Foi por isso que lançamos em julho, uma pesquisa de satisfação popular, já visando a construção do nosso PPA”, explica Barbosa. Portanto, o PPA de Paragominas está pronto e a audiência pública vai apresentá-lo à população, que poderá opinar sobre ele.

O PPA deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação que são: o Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. Ele começa a valer a partir do segundo ano do mandato do prefeito, e vai até o primeiro ano do próximo prefeito.

Mas afinal, por que esse PPA é importante? Principalmente para otimizar o investimento dos recursos públicos e evitar que eles se desviem dos objetivos, metas e diretrizes iniciais que foram traçados pela administração pública e pela população. Sim, você também pode contribuir para ter uma Paragominas melhor.

Para deixar mais claro, vamos dar um exemplo do dia-a-dia. Imagine você fazendo os planos para o ano que vem para sua casa e família, o famoso “plano de família”. Planejar tudo o que deseja fazer e adequar aos seus recursos, ou seja, definir o dinheiro necessário para realizar cada tarefa.

Para o seu “plano de família” dar certo, tem que ver se tem dinheiro para todos os itens, tem que ver os prazos, e muito importante: não se deve gastar com nada que não esteja no plano.

Tudo certo com o planejamento? Todos aprovaram? Filhos e marido? Então, vamos à prática. Depois de aprovado, precisa fiscalizar o tempo todo para saber se está saindo como planejado. Pronto, é isso que acontece com o Plano Plurianual, só que em âmbito municipal.

Assim como todos na família devem fazer parte do planejamento, a população também participa do Plano Plurianual de seus municípios, neste caso, Paragominas, dando ideias de melhoria que sejam viáveis.