Novembro Azul terá programação especial em Paragominas

Novembro Azul terá programação especial em Paragominas.
Atividades incluem serviços de saúde, caminhada e orientações sobre a prevenção do Câncer de próstata
Paragominas deu início esta semana à programação da campanha Novembro Azul, que visa mobilizar, alertar e motivar os homens a respeito da importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata. Ao longo do mês, serão desenvolvidas diversas ações nos postos de saúde do município, com a realização de exames e orientações sobre a prevenção da doença.

Para a coordenadora do projeto Saúde na Escola, Alexssandra Bulhões dos Santos, a importância do evento é conscientizar a população sobre os cuidados com a doença e necessidade de prevenção. “O objetivo é que neste mês os homens sejam alertados sobre a realidade do câncer de próstata, a fim de mobilizá-los a buscar os métodos de prevenção e desconstruir o receio sobre os exames”, explica.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar de Gomes Silva (INCA), hábitos como manter uma dieta rica em frutas, legumes, grãos e cereais integrais e praticar atividades físicas diárias ajudam a diminuir o risco de câncer. Manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são consideradas importantes.

Outra informação divulgada pelo INCA é referente aos casos hereditários. De acordo com o instituto, pessoas que têm pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos apresentam um risco de ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral. Além dos fatores genéticos, os hábitos alimentares ou estilo de vida também influenciam na aparição do câncer.

Dentre as ações organizadas pela Prefeitura de Paragominas e demais órgãos municipais, estão a panfletagem com informativos sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, que será realizada no dia 13, na Praça Célio Miranda. No dia 18, todas as unidades municipais de saúde participam do Dia D, que oferecerá atendimento exclusivo aos homens, a partir de 45 anos de idade, que desejam fazer a solicitação do Antígeno Prostático Específico (PSA) e USG, quando da indicação médica.

Uma culminância de atividades será realizada no dia 20 de novembro, na Praça Célio Miranda. Serão oferecidos serviços de saúde gratuitos à população, como: verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV. Também haverá atração artística e aula de dança. A partir das 18h, iniciará a concentração para a Caminhada e Pedalada Azul, no Estádio Arena Verde. A caminhada percorrerá diversas ruas do município e simboliza a mobilização da população de Paragominas em prol da luta contra o câncer de próstata.