CRAS Camboatã abre programação para 2016

As turmas iniciam no dia 04, mas ainda há vagas para atividades esportivas e de dança

Judô, futsal, capoeira ou dança? A dúvida de crianças e jovens do Camboatã, bairro de Paragominas, foi escolher entre as várias atividades ofertadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), ao longo deste ano. A abertura da programação de 2016 ocorreu esta semana e as oficinas devem iniciar no próximo dia 04 de abril.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Paragominas é um espaço público, mantido pela Prefeitura Municipal e recursos federais por meio da Secretaria de Assistência Social localizado em áreas de vulnerabilidade social, destinado à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais da população, visando o desenvolvimento psicossocial e a melhoria da qualidade de vida. As atividades que começam em abril fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que atende aproximadamente 700 famílias.

De acordo com Danieli Pequeno, coordenadora da unidade do Camboatã, além destas atividades, o Centro também oferece acolhida, acompanhamento familiar, atendimento psicossocial, palestras socioeducativas, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), entre outros serviços. “O nosso trabalho é um trabalho continuado de prevenção à situações de violações de direitos dos indivíduos”, explica Danieli.

As atividades do órgão incluem também: visitas domiciliares, levantamento das necessidades das famílias; identificação de perfil para inclusão e beneficio sociais, encaminhamento e acompanhamento de famílias á rede de assistência, monitoramento do cumprimento das condicionalidades dos programas sociais.

Para fazer parte das atividades do Programa, Danieli explica que é preciso ter o perfil e obrigatoriamente morar na área de abrangência do CRAS. “As atividades são voltadas para pessoas em situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, ou que vivenciam situações de discriminação ou por deficiências e, principalmente, as famílias beneficiadas do PBF e famílias beneficiadas BPC”.

A coordenadora do CRAS Camboatã enfatiza que ainda há vagas para as atividades esportivas e de dança. Os interessados devem procurar a sede do serviço, localizado a Rua José do Patrocínio, S/N, de 08 às 18h. ​