Paragominas: um ótimo lugar para pedalar

0

Veja como o ciclismo melhorou e muito a qualidade de vida de muitos moradores da cidade

 

Ele faz de 4 a 5 pedaladas por semana com média de 40 km cada. O seu maior percurso foi de 115 km. Em 2016, pedalou 7.440 km. Você deve estar pensando que estamos falando de um atleta com seus vinte e poucos anos, não é? Errou! Estamos falando do aposentado de 61 anos, Antônio Maria Barbosa, que pratica ciclismo há quase 4 anos, deixando muito jovem para trás.

Ativo, o aposentado encontrou no ciclismo, bem estar e alegria, pois conquistou novos amigos e coleciona boas histórias. “Tenho uma qualidade de vida excelente, além de contribuir para manter a pressão arterial em patamar satisfatório”, afirma. Antônio Maria é hipertenso e buscou no esporte por recomendação médica.

Quem confirma todo esse “plus” na saúde é o médico ortopedista e traumatologista, Heribert Pidner. “A maioria dos meus pacientes tem problemas de artrose, por isso recomendo pedalar, que além do pouco esforço nos joelhos, previne uma série de doenças e ajuda também à combater o estresse, trazendo um benefício para a mente”, explica Pidner. A prática do ciclismo, assim como a maioria das atividades físicas, trazem para a saúde a redução de colesterol, diminuição de diabetes e pressão arterial. Mas o plus do ciclismo é o seguinte: como se trata de uma atividade de baixo impacto, está livre para todas as idades.

Há dois anos, a enfermeira Alexssandra Bicalho começou a pedalar. Por um problema no joelho, que a impedia de fazer uma atividade física de impacto, optou por andar de bike. “Senti um alívio das dores, melhorou o condicionamento físico, ajudou o meu sistema cardiovascular”, relata. Esses foram apenas os benefícios para saúde, mas quer saber? Não se resume a isso, a vida dela mudou:  “Tenho a sensação de liberdade que alivia o estresse do dia a dia e ainda posso reunir minha família num momento de lazer, pois meus filhos também pedalam, ou seja, melhorou a qualidade de vida”. Hoje ela faz parte do grupo “Pedala Paragominas”, que já conta com 200 integrantes.

O “Pedala Paragominas, surgiu de uma reunião de poucos amigos no ano de 2015, mas o ponta pé inicial foi a 1ª Ecotrilha do Eucalipto, com ciclistas de outros municípios. “Depois desse ponta pé o grupo foi crescendo, hoje conta com 200 ciclistas, e vamos nos estruturando, adquirindo uniformes para identificação e aumentando também o gosto de outras pessoas pelo esporte”, explica Tarciano Bicalho, um dos organizadores. Ano passado passaram a ser reconhecidos em todo Estado pelos melhores passeios de Montain Bike após a realização da 2ª Ecotrilha. “Realizamos sempre passeios e pequenas trilhas para motivar os novatos”, ele brinca explicando que todos são bem-vindos. Mas além da emoção das aventuras em duas rodas, o grupo também se dedica há dois anos a um trabalho voluntário, o “Natal do Pedala”, que distribui mais de mil brinquedos na cidade.

Em Paragominas, esse boom do ciclismo aconteceu há 10 anos, e vem crescendo muito na cidade, com ruas devidamente pavimentadas, a prática desse esporte é cada vez mais estimulada. “Já estamos estruturando a construção de ciclovias, e já prevendo a construção de um circuito para competições, além de um centro com profissionais para orientação de como praticar o ciclismo de forma correta” diz Alex Silva, coordenador de esporte do município.

Sabe o senhor Antônio, do início da matéria? Ele mandou avisar que o ciclismo é um esporte acessível a todas as classes sociais, bem mais barato que um plano de saúde e mais barato que alguns medicamentos que, por falta de uma atividade física regular, as pessoas necessitam adquirir, especialmente os idosos. Recado dado!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade