A Indonésia de olho em Paragominas

Esta é a segunda vez que Paragominas, no nordeste do estado, desperta o interesse dos indonésios. Esta semana, uma comitiva da Província de Kalimantan esteve no município de olho no modelo de gestão ambiental, isso porque a Indonesia vem se destacando na produção de grãos e busca boas experiências no que diz respeito às licenças ambientais, bem como na produção sustentável.

Os indonésios vieram a convite da organização internacional The Nature Conservancy, ONG apoiadora do Projeto “Paragominas Município Verde”, responsável em realizar o cadastramento rural das propriedades de Paragominas, bem como do microzoneamento das áreas produtivas.

A ideia é usar como “case” a gestão ambiental de Paragominas, e entender como funciona o processo fazendo um paralelo na Indonésia. “Isso demostra que as ações e gestão em Paragominas não se restringem aos limites do município, é uma gestão ambiental que é acompanhada internacionalmente há muito tempo, pois essas delegações internacionais buscam aqui as boas práticas ambientais e mostram ao mundo a capacidade e o alto grau de desenvolvimento que o nosso município pratica”, diz a Secretária Municipal de Meio Ambiente Jaqueline Peçanha.

Ano passado, já estiveram no município delegações do México, dos Estados Unidos e também um grupo de gestores de Estado da Indonésia. Uma visita ao prefeito Paulo Tocantins e à Secretaria de Saúde fizeram parte do tour de negócios do grupo, passando também pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e propriedades rurais para analisar como estão sendo geridas.

“O objetivo é fazer um intercâmbio entre as equipes da TNC do Brasil, equipes de Terras da América Latina da qual pertenço, e equipe da Província de Kalimantan, pois todos trabalham no mesmo projeto e levarão a experiência daqui para o governo local”, explica Benito Guereiro, representante da Organização TNC.

Sobre a The Nature Conservancy:

É uma organização internacional, sem fins lucrativos, líder na conservação da biodiversidade e do meio ambiente, cuja missão é conservar plantas, animais e comunidades naturais que representam a diversidade da vida na Terra, protegendo espaços que necessitam para sobreviver.

A TNC foi fundada em 1951 e tem cerca de quatro mil funcionários trabalhando em 400 escritórios, em 35 países ao redor do mundo. O trabalho da TNC na América Latina começou em 1975, ajudando a apoiar a criação de parques nacionais na Costa Rica. Atualmente tem 35 escritórios e 250 funcionários na região, presente em 16 países latino-americanos: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Granada, Guatemala, Honduras, Ilhas Virgens, Jamaica, Bahamas, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela.