Avaliação de Cultivares de Mandioca é tema do Dia de Campo na Paragonorte

O momento é propício para a realização do evento conhecido como “Dia de Campo” em diversas comunidades da zona rural de Paragominas. Dessa vez o Projeto de Assentamento Paragonorte (Bacaba) realiza sua amostra com o tema: Avaliação de Cultivares de Mandioca.

O objetivo principal é avaliar tudo o que foi testado para o melhoramento dos resultados da produção da mandioca que é cultivada pelo pequeno agricultor em Paragominas. A prefeitura de Paragominas, durante o último ano, buscou junto a parceiros, como a Embrapa, variedades melhoradas do material genético da mandioca para que estas fossem plantadas e testadas em várias condições simulando o que o produtor faz.

Segundo o secretário municipal de agricultura, Breno Colonelli, após a avaliação dos resultados, será possível replicar para outros produtores a muda com um material genético de qualidade, “Nós usaremos esse material testado para replicá-lo em outras propriedades. Que por sua vez será acompanhado pela equipe técnica da Prefeitura de Paragominas e que serão mais uma vez replicados para outros. A ideia com esse movimento é que a gente melhore a qualidade genética da mandioca para todos os produtores de Paragominas. Aumentando assim a produtividade em menor área”, afirma o secretário.

Amanhã, dia 15, a partir das 8h, no P.A. Paragonorte (Bacaba), acontece a primeira apresentação dos resultados desse trabalho em conjunto entre prefeitura e pequeno produtor.