Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) completa dez anos de funcionamento no município

Em 2018, a Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) completa dez anos de funcionamento na cidade, trazendo água tratada e melhoria na rede de saneamento de todo o município.

Com a chegada da Sanepar, Paragominas teve uma mudança radical a tudo que diz respeito esgostamento sanitário, saneamento e água potável, onde atualmente 95% da população tem acesso a água de qualidade no conforto de sua residência.

“A Sanepar trouxe melhoria em todos os sentidos para a nossa cidade, pois melhorando a água que é encontrada em nossas torneiras consequentemente diminuímos o número de doenças transmitidas através de fontes contaminadas, e muito mais. A Prefeitura, através da Sanepar, está sempre aprimorando a questão do saneamento e abastecimento de água para atender cada vez um número mais expressivo de paragominenses”, disse o Prefeito Paulo Tocantins.

Na época em que a Sanepar se instalou na cidade, além do mal serviço prestado com a falta de água constantemente, a mesma não era de qualidade, sem contar que apenas 9 mil ligações existiam para abastecer somente parte de Paragominas, número este que cresceu para 28 mil, onde diversas residências são contempladas com o serviço.

“Hoje a Sanepar tem uma equipe consolidada de técnicos que garantem a manutenção e operação eficaz do sistema, garantindo uma resposta rápida para todos os casos que são necessários para poder resolver a falta de água quando necessário ou qualquer outro tipo de problema que venha a surgir com a rede”, afirmou o superintendente da Sanepar, Herenildo Maciel.

Durante os dez anos de atuação, a Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar), foi ampliada para o melhor atendimento do público, onde saiu de 60 mil metros para 300 mil de rede, fazendo com que os serviços cheguem até bairros mais distantes, incluindo a zona rural.

“Nos últimos 10 anos Paragominas foi a cidade que mais cresceu no quesito saneamento, dados esses do Sistema Nacional, tudo isso sendo fruto de um trabalho constante, onde conseguimos até mesmo levar a água de qualidade, bem como saneamento básico, até algumas de nossas comunidades, como Caip, Bacaba, Paragonorte, e outras”, frisou o Prefeito Paulo.

Outra questão que faz com que a Sanepar se destaque, além do bom serviço prestado, é que todas as ações são pensadas de forma sustentável e economicamente, visando sempre o atendimento primordial, rápido e que esteja dentro dos padrões que não agridem o meio ambiente.

“A ideia agora é ampliar cada vez mais o serviço, onde estamos com uma parceria com o Ministério da Integração para levar a rede até outras 20 colônias da região, projeto este que entrará em vigor ainda em 2019”, disse o Prefeito.

A excelência da Sanepar também se dá devido ao seguimento à risca da Lei 11.445, cumprindo todos os direitos e deveres com o objetivo central de fazer a universalização do saneamento e abastecimento de água, onde também foi desenvolvido um Sistema Municipal de Saneamento Básico através da Política Municipal de Saneamento Básico com participação da população e transparência do serviço.

“Para 2019 queremos investir no avanço do setor de esgotamento sanitário, trazendo cada vez mais benefícios para toda a população paragominense, deixando Paragominas cada vez mais em destaque dentro do Estado como cidade modelo em tratamento de esgoto”, finalizou o Prefeito.