Alunos da rede municipal se destacam em competições regionais e nacionais

Cerca de 34 alunos da Rede Municipal de Ensino de Paragominas receberam, na tarde de terça-feira, 13, premiação e reconhecimento pelos excelentes resultados alcançados em quatro grande competições na área da educação, são elas: Olimpíadas de Língua Portuguesa (OLP), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Sistema Paraense de Avaliação da Educação (Sispae).

Já é tradição ao final de cada ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (SEMEC), promover cerimônia de premiação aos alunos que se destacaram nessas competições, com o objetivo de estimular a participação de mais jovens e com isso, promover a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

“São competições saudáveis, que estimulam o gosto pelos estudos e que só fazem bem ao aluno. Aqui, não reconhecemos apenas o jovem, mas o professor que o incentivou, bem como a equipe pedagógica da escola. Somos um organismo vivo e precisamos uns dos outros para obter bons resultados. É assim que funciona a educação em Paragominas e buscamos sermos melhores a cada dia”, afirma o professor e coordenador de Língua Portuguesa e Redação, Claudei Madalena.

Nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, oito alunos se destacaram. Foram eles: Typhanne Isabel da Silva Oliveira, aluna da Escola Santo Antônio; Evilyn Rufino da Silva, da Escola Roberto Fernandes; Nayara de Souza Cristo, da Escola Maria da Silva Nunes; Daniel Neves Barbosa, da Escola Belarmina Fernandes; Giovana Smyrlla Costa dos Santos, da Escola Belarmina Fernandes, Arthur da Silva Oliveira, da Escola Santo Antônio e Fayla Lorrana da Silva, da Escola Presidente Castelo Branco.

A OLP é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e que este ano está em sua 5ª edição. O tema deste ano foi “O Lugar onde vivo”, que estimula os alunos a estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Já na OBA, seis alunos receberam medalhas da organização do evento. Foram eles: Allan Kardek N. Vasconcelos, Francisco Leonardo Jesuíno, Maria Eduarda Vieira Amorim, ambos da Escola Irmã Maria Angélica Dantas e receberam a medalha de bronze. Os outros três são alunos da Escola Presidente Castelo Branco, são eles: Matheus Rodrigues Vieira (medalha de prata), Gyuliana Campos Fernandes (medalha de bronze) e Excalibur Vinícius Marques (medalha de bronze).

A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira e pela Agência Espacial Brasileira com alunos de todo o Brasil, tanto de escolas públicas, quanto privadas, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principalmente.

Na OBMEP, Lian Silva Martins, aluno da Escola Presidente Castelo Branco recebeu medalha de bronze e 16 alunos receberam menção honrosa, são eles: Ana Francisca Alves Paixão, da Escola Comunitária do Uraim; Douglas da Silva Cavalcante, da Escola Maria da Silva Nunes; Gabriel dos Santos Monteiro, da Escola Santo Antônio; Jonas do Espírito Santo Saraiva, da Escola Raimundo Expedito Bragança; José Igor Menezes, da Escola Paulino Borges; Matheus Carvalho da Silva, da Escola Santo Antônio; Rafael Almeida da Silva, da Escola Roberto Fernandes; Waldenir da Silva Alcântara, da Escola Anésia da Costa Chaves; Wallyson Oliveira das Mercês, da Escola Anésia da Costa Chaves; Aline Lopes Braga, da Escola Comunitária do Uraim; Iasmin Costa Silva, da Escola Pedro Rezende; Kayo Antony Alves da Paixão,d a Escola Comunitária do Uraim; Layane da Silva Lacerda, da Escola Presidente Castelo Branco; Leonardo Pires Canabrava, da Escola Anésia da Costa Chaves; Mayra Marques de Sousa, da Escola Anésia da Costa Chaves; Wesley do Carmo Freitas, da Escola Amílcar Batista Tocantins.

A OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e pelo Ministério da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Voltada para a escola pública, seus alunos e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público.

No SISPAE, três alunos foram destaque, conseguindo o melhor resultado em proficiência em matemática e em língua portuguesa. A aluna Graziele Everton dos Santos, da Escola Anésia da Costa Chaves, alcançou a melhor proficiência em Língua Portuguesa. Os alunos Enrico Sobrinho Gregório, aluno do 5º ano, da Escola Lions Clube de Paragominas e a aluna Emilly Pontes da Silva, aluna da 8ª série da Escola Comunitária do Uraim, atingiram melhor resultado na proficiência em matemática.

O Sispae é um sistema de avaliação que atendo o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes matriculados nas redes públicas estadual e municipal de ensino, assim como revelar efeitos decorrentes dos fatores contextuais na média proficiência observada nas duas áreas avaliadas – Língua Portuguesa e Matemática.