As aulas que vão deixar saudades!

Ontem, a noite foi pra lá de especial para 62 alunos dos cursos técnicos de secretaria e alimentação escolar. O espaço ficou pequeno para tanta saudade! É que esses alunos estão prestes a se formar e vão poder aplicar tudo que aprenderam em dois anos de curso, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Quem esteve no evento representando o Prefeito Paulo Tocantins, foi a Secretária de Educação, Mozimeire Costa, que deixou estampada a alegria de ter acertado na parceria com o Instituto Federal do Pará, o IFPA. “Parceria que dá certo a gente tem é de reforçar e ampliar”, foram as palavras da Secretária.

Samuel Aragão, diretor do Instituto campus Paragominas, explica que os cursos de secretaria escolar e alimentação escolar são na modalidade à distância, os chamados cursos EAD, onde os alunos estudavam online, com tutores à distância e presenciais. “A parceria entre Prefeitura de Paragominas e IFPA já proporcionou a volta aos estudos para cerca de 187 pessoas, servidores públicos municipais”, afirma Aragão.

Ela ainda explica que as formações fazem parte de um programa do governo federal chamado Pró-funcionário, onde o Instituto firma convênios com os municípios brasileiros, no intuito de proporcionar qualificação para funcionários públicos. Esses cursos normalmente possuem a duração de dois anos. “Ainda este ano vamos dar início a mais um curso, desta vez de informática para servidores municipais, que também vai ser EAD, mas com aulas presenciais de apoio, que são realizadas no IFPA”, conta.

Essa é a primeira turma a se formar, com 62 alunos. Já está em andamento o curso de especialização em educação, com 50 professores da Rede Pública, uma nova turma com 50 alunos para o curso técnico em informática, uma turma com 25 alunos no curso de mestrado, totalizando 187 pessoas atendidas. Em 2017, já está prevista nova turma de especialização e gradação.