Campanha de Vacinação contra a A-H1N1 segue até o dia 20, em Paragominas

Mesmo sem casos confirmados da doença, Prefeitura Municipal segue com campanha de vacinação e esclarecimentos à população.

Quem ainda não se vacinou contra a gripe A tem até o dia 20 de maio para procurar um dos postos de saúde de Paragominas para a vacinação, presentes tanto na zona urbana quanto rural. Este ano, ainda não houve nenhuma confirmação de H1N1 (gripe A), embora três casos estejam sobre suspeita.

A H1N1 é causada por uma mutação do vírus da gripe. Também chamada de gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre os anos de 2009 e 2010. Seus sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema é que a doença pode levar a complicações de saúde muito graves ou até mesmo à morte.

Em Paragominas, a campanha começou no dia 25 de abril e segundo o enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Rafael Brito, já foram vacinadas até agora 10.524 paragominenses. “A meta é conseguirmos vacinar até dia 20, quando encerra a campanha, 80% da população, ou seja, aproximadamente 18 mil pessoas”, explica Rafael.

O enfermeiro esclarece que crianças e idosos, gestantes e doentes crônicos fazem parte do grupo de risco e devem procurar as unidades de saúde o mais rápido possível. Mas é preciso estar atento a algumas situações. “Quem já teve a doença (gripe A-H1N1), ou quem está com os sintomas dela pode se vacinar, mas o ideal é que não esteja com febre. Outro alerta importante é para as pessoas que tem alergias a alimentos como o ovo, por exemplo. Elas devem evitar vacina por causa dos componentes”, alerta o enfermeiro.

Zona Rural

Uma das preocupações da Prefeitura é a descentralização do atendimento a saúde. Quanto a isso, a população pode ficar tranquila, pois a Vacinação está ocorrendo tanto na zona urbana quanto a rural, que conta com atendimentos itinerantes.  Odair Araujo Santana, responsável pela equipe de saúde itinerante da Zona Rural, explica que pelo menos 116 doses já foram distribuídas na Região do Rio Capim em localidades como colônia Nazaré, São Sebastião, Piedade, Santa Rosa, São Lucas. Na semana que vem, o atendimento itinerante atenderá às regiões de Altocoaraci e Nova Formosa e em seguida, Paragonorte.