Campanha de vacinação contra influenza 2018

Mais uma vez o Ministério da Saúde realiza a campanha de vacinação contra a influenza em todo o território nacional. Neste ano a campanha teve início oficial na última segunda-feira (23), seguindo até o dia 1 de junho. Porém, alguns estados e municípios iniciaram antecipadamente, como é o caso de Paragominas.

No município a campanha é ministrada pela Prefeitura de Paragominas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), que, segundo o coordenador de epidemiologia Marcondes Matheus, recebeu as doses na última quarta-feira (18) e no dia seguinte fez a distribuição nas unidades de saúde, para que a campanha se iniciasse logo na sexta-feira (20).

De acordo com Marcondes, este primeiro momento da campanha é voltado diretamente para parte da população que se encaixa no chamado grupo de risco, tais como: pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional, e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

“A campanha de vacinação contra influenza embora tenha um público prioritário em virtude de dados epidemiológicos onde mostra que a maior taxa de óbitos, internações, de notificações são dessa população alvo devido a questões imunológicas mesmo desta faixa etária”, afirmou Marcondes.

Segundo Marcondes, o próximo passo da campanha é o dia D que acontece no dia 12 de maio, ocorrendo a mobilização nacional, onde os 65 mil postos de vacinação de todo o país estarão funcionando para receber a população. Em Paragominas, excepcionalmente no dia D, além dos postos de saúde, a população poderá encontrar a vacina também na praça Célio Miranda.

Serviços:

As vacinas podem ser encontradas em todos os postos de saúde do município das 07h45min às 12h, e das 13h30min às 17h, de segunda à sexta-feira. Excepcionalmente no dia D (12 de maio – sábado), a vacina estará disponível de 8h às 17h, sem pausa para intervalo do almoço. Os interessados em tomar a dose deverão comparecer nos locais de atendimento munidos de carteira de vacinação e documento com foto.