Capacitação para garantir obras de qualidade em Paragominas

Administrar o orçamento requer organização, responsabilidade e transparência, quanto mais detalhado for o planejamento, melhores serão os resultados. Distribuir recursos é como “servir um bolo”, algumas pessoas se satisfazem com um pedaço maior, e outras, com um menor.

Sabe-se que para os Entes Federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) atenderem às solicitações da população, e consequentemente, proporcionarem os seus desenvolvimentos estruturais, é imprescindível que a Administração Pública realize compras de materiais físicos e contrate empresas para a execução de obras e prestação de serviços, já que, são essenciais para o bom andamento da “máquina pública”.

Para que haja um melhor gerenciamento, execução e prestação de contas destes recursos, a Caixa Econômica Federal (CEF) através de seu programa de capacitação promoverá em parceria com a Prefeitura de Paragominas uma oficina sobre gerenciamento de recursos de convênios e contratos de repasse através da CEF, que será direcionada para os servidores do setor da área de elaboração de projetos de engenharia, licitação, execução, convênios e prestação de contas, pagamento e técnicos sociais.

A capacitação tem por objetivo orientar os agentes municipais aos procedimentos e critérios para obtenção, aplicação, controle e prestação de contas dos recursos federais repassados ao Município com a interveniência da CEF, através de Contrato de Repasse e Termos de Compromisso, que abrangem investimentos em saneamento básico, moradia e equipamentos em geral.

“Esta oficina envolve desde a elaboração do plano de trabalho do projeto em si, a contratação que é a licitação, o acompanhamento físico/financeiro do empreendimento até a prestação de contas, e com isso o gerenciamento melhor desses recursos levará obras de qualidade a população” explica Jorleide Arruda que é Gerente Municipal de Contratos junto à CEF.

Serviço:

A oficina de capacitação acontecerá no dia 17 de outubro, no auditório da Prefeitura de Paragominas no horário de 9h às 13h. Com a participação dos 4 Municípios vizinhos: Aurora do Pará, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará e Nova Esperança do Piriá, que integram o Pólo Paragominas de atuação da CEF.