Cemitérios de Paragominas tem horário especial neste feriado

Amanhã, 2, Dia de Finados, os cemitérios municipais de Paragominas abrem mais cedo para atender melhor os visitantes. O cemitério Jardim da Saudade, o mais antigo da cidade, abre os portões às 6h e fecha às 18h, com missa às 7h. Já o cemitério São Francisco, no bairro Jardim Atlântico, abre às 7h e vai até às 20h.

Segundo a Secretária de Assistência Social Tânia Cardoso, os dois cemitérios estão prontos, com serviço de limpeza reforçado, pintura e caiação para receber todos os que passarem por lá no feriado.

Na área externa dos cemitérios, o controle do trânsito será feito pelo Departamento Municipal de Trânsito que, segundo Natanael Costa, coordenador do DEMTRAN, destacará seis agentes para a ação. “Serão dois agentes em frente ao cemitério Jardim da Saudade e quatro, em frente ao cemitério São Francisco”, informa Costa.

Segundo Carlos Eduardo Galvão, Diretor de Necrópole da Secretaria de Assistência Social, velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente. “Outra informação importante é que não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios”, explica Galvão.

A Polícia Militar dará apoio na segurança com viaturas nas proximidades dos dois cemitérios municipais e orienta para os visitantes não levarem objetos de valor, já que presume-se que haverá um movimento intenso e é sempre bom prevenir e com isso, evitar os pequenos furtos.

Dia de Finados

O dia de Finados é celebrado no Brasil amanhã, 2 de novembro, e é nesse dia que as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram.

A palavra “finado” é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou, que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos.