A Prefeitura de Paragominas vem informar sobre as ações que estão sendo realizadas de forma preventiva para minimizar os danos causados em decorrência da chuva desta quinta-feira (29). Todas as equipes das secretarias municipais estão de plantão 24h em escala de revezamento desde as primeiras horas para atender as necessidades da população. Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está realizando drenagens nos pontos que estão obstruídos para o escoamento da água. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está fazendo visitas nas áreas de risco para verificar a necessidade de retirada das famílias de pontos críticos.

Não há risco de rompimento de barragens, pois as que foram rompidas no período das chuvas em 12 de abril de 2018 não foram reconstruídas e não possuem autorização para novas construções. Outros pontos da cidade estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (Semma).

Os danos causados pela chuva desta quinta-feira não se comparam aos prejuízos dos alagamentos de abril de 2018, contudo, a Prefeitura está atenta a previsão do tempo e com seus serviços à disposição em caráter de plantão, e por isso tranquiliza a população de que todo o necessário será feito.

Até o momento há um total de 12 famílias remanejadas para a casa de familiares em que a Prefeitura realizou a mudança dessas pessoas. 6 pontos de alagamentos foram identificados, sendo esses que já possuem histórico de alagamentos em anos anteriores, porém, nestes locais, a drenagem foi feita de forma natural e rápida, minutos após o término da chuva.

Há números de telefones emergenciais da Defesa Civil Municipal que estão disponíveis 24h por dia para que os cidadãos liguem quando necessitarem de algum tipo de assistência, sendo eles: (91) 98170-9944 / (91) 98197-8027.