Cooperativismo: um modelo de produção que dá certo!

Nos dias de hoje, ter uma profissão e um emprego formal já é um sonho pra muita gente. Agora, imagine trabalhar em uma empresa que não só emprega, mas aposta no potencial profissional, fazendo investimentos e oferecendo oportunidade de fazer parte de algo maior… sonho? Não! É uma realidade que cresce no Brasil, especialmente no Pará, através do cooperativismo.

E para imergir neste sistema de produção e conhecer como ele funciona de fato e de perto, é que uma comitiva paraense, capitaneada pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), está em Chapecó, Santa Catarina, desde a segunda-feira, 16. Paragominas compõe o grupo, representada pelo Prefeito Paulo Tocantins, Secretário Municipal de Agricultura, Breno Colonnelli e Fabiano Rocha, Presidente da CooperUraim, além do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e Coopernorte. Ao todo, são nove cooperativas que compõe o grupo paraense: CACAUWAY, CART, COOPER, COOPERURAIM, D’Irituia, COOPRUSAN, CASP, COOPERNORTE e CAMTA. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (SEDEME) e ex-Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki também está no staff paraense em solo catarinense, prospectando novos negócios para o Estado.

O intercâmbio tem em sua programação visita à Cooperativa Agroindustrial Alfa, à Unidade de Processamento de Suínos da Central Aurora Alimentos, à Cooperativa Auriverde, à Unidade de Lácteos da Aurora, em Pinhalzinho, e à Cooper A1.