CredCidadão ajuda a realizar sonhos em Paragominas

Francielene Silva Almeida tem um pequeno salão no Jaderlândia, em Paragominas, e que só funciona aos finais de semana ou à noite, quando ela chega do trabalho. Nêga, como também é chamada, tem um emprego fixo, mas complementa a renda embelezando a mulherada do bairro. Ela precisava de dinheiro para reformar e comprar mais produtos e, com isso, atender melhor sua clientela. Mas, com as taxas de juros altíssimas praticadas pelos bancos, sejam privados ou públicos, o sonho ficara cada vez mais distante.

Foi aí que ela “descobriu o CredCidadão”, um programa de microcrédito do Governo do Estado, destinado a atender a micros e pequenos empreendedores e tem como objetivo tornar o crédito uma ferramenta no processo de combate a pobreza, contribuindo para o fortalecimento do empreendedorismo para gerar trabalho, renda e qualidade de vida. Nêga procurou a Prefeitura de Paragominas, parceira do Programa, se inscreveu e em pouco tempo, conseguiu um empréstimo com juros de 0,5% ao mês. Financiou R$ 4.000,00, parcelado em 12 vezes, com uma prestação de um pouco mais de R$ 350,00 e que já vai quitar no próximo mês, em dezembro. “O dinheiro veio em boa hora e pude melhorar meu negócio. Estou super feliz e se puder renovar o crédito, vou renovar e melhorar ainda mais meu salão”, comemora Nêga.

Nêga sabe que, se fosse pegar emprestado esse valor em qualquer banco, pagaria quase o dobro. Por exemplo, o banco oficial do governo hoje pratica uma taxa de 5,70% ao mês. Se ela fosse emprestar R$ 4 mil, teria uma prestação de R$ 490,09 e, no final do financiamento, pagaria R$ 5.881,08.

Para o Prefeito Paulo Tocantins, em um momento onde os juros de empréstimos estão altos, uma linha especial como esta vem auxiliar na economia de pequenos empreendedores. “A linha de crédito praticada possui juros de menos de 1% e isso vai alavancar, dar uma melhorada no negócio do pequeno empreendedor, dando oportunidades de comprar mais equipamentos e com isso, melhorar o comércio que ele toca. A Prefeitura, por meio do Acessuas, quanto parceira da iniciativa, vai atuar no acompanhamento dessas 24 pessoas que receberam a carta de crédito, auxiliando quando necessário”, afirma Tocantins. “É importante também que essas pessoas busquem estar adimplentes, pois assim garantem a ampliação e até, renovação do crédito”, completa o prefeito.

Hoje, 24, a Prefeitura e o Governo do Estado entregam mais cheques do Programa CredCidadão, totalizando R$ 70 mil reais, o que vai beneficiar 24 empreendedores, que vão receber uma carta de crédito que pode chegar a R$ 4.500,00. A entrega dos “cheques” será feita no auditório da Secretaria de Assistência Social, às 18h.