Cuidar da saúde também se aprende nas escolas

A partir de hoje, 14, Paragominas inicia a III Campanha Nacional de Hanseníase e Verminose nas escolas públicas, que tem como público-alvo alunos de 5 a 14 anos, O lançamento da Campanha foi realizado na Escola Municipal Bem-Te-Vi, no bairro JK e contou com a participação da vice-Prefeita, Mozimeire Costa.

Esta é uma Campanha Nacional e tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Também durante a campanha será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase e tratamento coletivo para as geo-helmintíases.

Segundo Marcondes Mateus, Coordenador de Vigilância em Saúde e Epidemiologia da Prefeitura de Paragominas, a meta é atender mais de 16 mil alunos nesta faixa etária – de 5 a 14 anos, de 34 escolas da Rede Municipal, das zonas rural e urbana. “Um dos principais objetivos desta campanha é a detecção e tratamento precoce da hanseníase”, afirma o Coordenador.

Ainda de acordo com Marcondes, cerca de 88 pessoas estão em tratamento na rede pública (SUS). Desses, 15 são menores de 15 anos e 73, com 15 anos ou mais. “Todos são tratados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde e o acompanhamento é feito em qualquer unidade de saúde”, informa Marcondes. “A detecção precoce é muito importante, tanto pelo tempo que esse paciente vai levar em tratamento – o mínimo de 6 meses, quanto pelas sequelas, que podem ser zero”, conclui.

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.