Cultivo da melancia é tema de Dia de Campo, em Paragominas

A fruta é ótima para servir como sobremesa ou incrementar pratos salgados, com diversos molhos. Estamos falando da melancia, que é uma das melhores fontes de água, rica em potássio, ferro, magnésio, zinco, cálcio e vitamina C. Em Paragominas, a Prefeitura realizou durante a semana, o Primeiro Dia de Campo da Colônia Cachoeira, na zona rural da cidade, cujo tema foi o “cultivo da melancia”.

Para marcar a data, foi realizada a oficina de “Aproveitamento Integral da Melancia”, voltado para aquela comunidade e contou com a participação de 15 pessoas. Segundo a técnica Ingrid Leão, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER e que prestou a capacitação, além do aproveitamento da melancia, a comunidade também pode aprender como fazer produtos a partir de outras culturas, como a da mandioca e do maracujá. “A melancia é uma fruta muito rica em minerais e pode ser aproveitada de diversas formas, embora não seja muito comum encontrarmos um cardápio variado da fruta. Então, a comunidade pôde aprender diversas receitas a partir do fruto e com isso, aumentar sua renda”, explica a técnica.

A dona de casa Milena Santos disse ter aprendido a fazer gelatina de melancia. “Nunca pensei que pudesse aproveitar a fruta para fazer gelatina, por exemplo. Lá em casa, a gente consumia mais como sobremesa, mas agora vou fazer muitos outros pratos com a fruta”, conta Milena.

A Colônia Cachoeira fica na zona rural de Paragominas, há 50 km do centro da cidade. Por lá, vivem cerca de 65 famílias, cuja fonte de renda é a agricultura familiar. Eles plantam goiaba Paloma, abacaxi, maracujá, mamão, melancia, horticultura básica, além da mandioca, pepino, abóbora, bata doce, pimentinha e pimenta do reino.

Segundo a Presidente da Associação dos Produtores e Produtoras da Colônia Cachoeira, Fabiana Santos, a comunidade também cria peixe em cativeiro e tem um pouco de gado de leite. Fabiana está na localidade há 10 anos, mas só em 2013 é que a área passou a ser produtiva, começando com as culturas de mandioca e pimenta do reino. Ela relembra o apoio da Prefeitura de Paragominas, com cursos de capacitação para o aproveitamento da terra. Ela, que vem de uma família de produtores rurais, conta que gosta de trabalhar no campo e que hoje a renda familiar também vem desta produção. “Não me vejo fazendo outra coisa e agradeço à Prefeitura pelo incentivo, por sempre estar nos dando consultoria técnica, pois sabemos que é assim que conseguiremos nos aperfeiçoar e cultivar mais variedades”, afirma.

Para o Prefeito Paulo Tocantins, investir na capacitação dos pequenos produtores é de fundamental importância para fortalecer a pequena agricultura do município. “Na Colônia Cachoeira temos um ótimo retorno, pois todos os cursos e oficinas que promovemos, conseguimos uma grande participação da comunidade e um retorno incrível. Em apenas dois anos e meio, mais de 20 culturas são desenvolvidas por lá, o que nos dá mais vontade de trabalhar”, afirma Tocantins.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Paragominas, Breno Colonelli, a produção da colônia Cachoeira é vendida principalmente nas feiras da cidade e em comunidades do entorno, mas este mês, a produção de melancia será aproveitada na Merenda Escolar das mais de 20 mil crianças atendidas pela Rede Municipal de Ensino. “Será um grande ganho para a comunidade, que passará a ser fornecedora da Prefeitura para a Merenda Escolar. A princípio, serão fornecidas 4 toneladas de melancia, com possibilidades de adquirir mais”, afirma o secretário.