Dia da Mulher e Março Lilás fazem do mês de março um mês com várias ações em Paragominas

Na semana na qual se comemora o Dia da Mulher, em 8 de março, a Prefeitura de Paragominas promove uma série de eventos voltados para saúde e para discutir também a condição feminina, além de fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.

Uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será realizada no próximo dia 06 de março na Câmara Municipal de Paragominas. A solenidade contará com a presença de diversas mulheres, sejam elas autoridades, empresárias, ligadas ao direito, a imprensa, a saúde, educação, comerciárias, donas de casa, entre outras.

“A nossa mesa diretora é composta por 04 mulheres, fato que já mostra um percentual diferenciado em comparação as Câmaras da região sul do Brasil. Nesta sessão extraordinária as vereadoras irão apresentar suas ações voltadas para as mulheres em Paragominas. Vamos falar também sobre a luta das mulheres, que precisamos avançar cada vez mais como por exemplo as vagas de emprego, valorização, redução da violência doméstica, entre outros.” Explica a presidente da Câmara Municipal Denise Gabriel.

Além desta programação alusiva ao dia da mulher, a prefeitura de Paragominas pela primeira vez entra de cabeça na campanha “Março Lilás”. Sempre engajada e preocupada com a saúde da população, a Prefeitura promoverá campanhas de conscientização de combate ao Câncer de Colo de Útero. Essa campanha visa levar informações e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Ao mesmo tempo a Secretaria de Assistência Social está realizando ações em todos os espaços para falar sobre a violência contra a mulher. “A ideia é mostrar exemplos de como o direito da mulher é violado e também mostrar os canais de denúncia. Nós temos o Centro de Referência Especializado da Assistência Social com profissionais prontos para receber casos de violência e orientar da melhor maneira possível. Unindo o Março Lilás e a Violência contra a Mulher faremos com que a mulher cuide de si.” Diz a secretaria de assistência social Tânia Cardoso.

Acompanhe a programação que acontecerá na cidade em comemoração ao dia da mulher e Março Lilás:

05 a 08 de março: Festival Esportivo promovido pela Secult com as modalidades femininas de Futsal, Handebol e Vôlei de Quadra.

06 de março: Terá uma sessão especial da Câmara Municipal dos vereadores no Teatro Reinaldo Castanheira a partir das 9h.

08 de março: Dia “D” em todas as unidades de Saúde, com consultas médicas, palestras, coleta de PCCU, entre outras atividades. No mesmo dia terá um café da manhã para as servidoras da Secretaria de Assistência Social. Neste mesmo dia terá uma ação nos Cras, Creas e abrigos da Secretaria de Assistência social para homenagear as servidoras.

09 de março: Terá coleta de PCCU na Secretaria de Educação.

14 de março: Terá coleta de PCCU na Secretaria de Assistência Social.

28 de março: Acontecerá um seminário para assinatura de protocolo.